Boletim Covid-19 de Campos Novos passa a dividir informações sobre hospitalizados

Durante a divulgação através do Boletim Coronavírus enviado pela Secretaria de Saúde de Campos Novos junto a Administração Municipal,  na tarde de ontem, a população percebeu uma novidade.

O campo Hospitalizados que antes havia somente a informação do total, passou a divulgar também o campo HJA Pacientes Internados na ala Covid (Hospital Dr. José Athanásio – HJA) e pacientes ‘TRANSFERÊNCIA’, Número de pessoas internadas em Campos Novos aguardando transferência para leitos de UTI.

A informação começou a constar no boletim pois nesta semana o hospital abriu alas de Covid para tratar pacientes de outros municípios devido a este ser o momento mais crítico da pandemia da Covid 19, até agora onde está sendo registrado nestes últimos dias no Planalto Sul de Santa Catarina um aumento de casos e de internações.

Na região há aproximadamente 70 mil habitantes e não há unidade hospitalar com UTI, um vazio que se estende de Lages/Curitibanos até Joaçaba onde o HUST possui apenas 10 leitos.

Nesta semana lideranças regionais iniciaram tratativas para promover esforços e objetivos comuns, para ativar a UTI, com apoio estadual e federal, para equipe especializada e equipamentos, embora parte deles, ainda deva ser comprada pelo município até início de abril.

A alta demanda de pacientes internados, fez saltar em quase quatro vezes o uso de oxigênio, insumo fundamental para manter o paciente vivo, respirando, até sexta-feira passada (26), eram utilizados 12 cilindros/dia, de 7 metros cúbicos, hoje a utilização está em 40 cilindros/dia.

Para angariar apoio esta semana os vereadores de Campos Novos efetuaram um pedido feito junto ao governo do estado de Santa Catarina, visando acelerar a ativação de UTI no município, neste primeiro semestre com uma ação conjunta do Legislativo regional.

Todas as Câmaras de Vereadores do Planalto Sul, devem insistir com o governo de SC, para que se destine recursos e apoio logístico para ativação urgente da unidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui