Empresa camponovense, Raum Empreendimentos desponta na inovação no mercado imobiliário

Por meio da linha de montagem e industrialização da construção civil, a Raum Empreendimentos aposta na expansão ao mercado nacional.

Para se manter competitivo no mercado atual é essencial se atentar as tendências evolutivas que se apresentam ao longo do tempo. A construção civil é um dos setores que mais tem se transformado e apresentando mudanças tecnológicas nos processos construtivos e na implantação de conceitos modernos como as questões ligadas a princípios sustentáveis. São fatores que não podem passar despercebidos pelos empreendedores. É imprescindível citar a necessidade de resiliência para atuar diante das crises, como a mais recente ocorrida em virtude da pandemia. São inúmeros os desafios, mas o mercado imobiliário se mantém estável, porém, para sobreviver às tempestades é preciso se atualizar e acompanhar as novidades do mercado equilibrando produtividade, eficiência, tecnologia e economia.

Pensar ‘fora da caixinha’ é indispensável para quem atua no mercado imobiliário. Geralmente são nas grandes metrópoles que encontramos empresas mais evoluídas e atentas as novas tendências. Porém, Campos Novos parece estar de olho neste nicho e destoa de forma positiva. O empresário Rodrigo Becker, socio-proprietário da Raum Empreendimentos, ciente das exigências atuais tem feito de tudo para estar na linha de frente deste setor. Há oito anos no mercado, a empresa camponovense já entregou inúmeras residências, e ainda este ano serão mais 600 unidades lançadas, despontando nesse patamar como uma das maiores construtoras do Meio Oeste. O crescimento rápido é fruto de muito trabalho e de parcerias estratégicas.

A Raum Empreendimentos poderia ser só mais uma empresa de construção, mas sua postura diante deste mercado a transformou numa gigante do ramo. O crescimento acelerado da camponovense é notável, hoje ela já ultrapassou os limites territoriais de casa, chegando aos municípios vizinhos, e logo mais a marca se consolidará no estado. A construtora possui uma gestão totalmente inovadora, trazendo para a cidade o diferencial construtivo utilizado somente nas grandes capitais e em outros países. A Raum Empreendimentos vem crescendo exponencialmente, fruto da grande busca e demanda do mercado imobiliário brasileiro, que conta hoje ainda com 8 milhões de famílias que vivem no déficit habitacional. Com quatro cidades em atuação, a empresa fechou algumas parcerias para consolidar a expansão comercial, introduzindo uma metodologia construtiva diferente, parecida com a indústria automobilística. A empresa possui grandes projetos futuros de expansão a nível nacional.

Rodrigo Becker, Raum Empreendimentos

Mas afinal o que há de diferente na Raum Empreendimentos? Em entrevista com o empresário Rodrigo Becker percebemos que a motivação do empresário é um dos principais pontos que o destacam e diferenciam neste mercado, fazendo-o correr atrás do que tem de melhor em qualidade para poder oferecer aos clientes. Para você as casas podem ser todas iguais, mas Rodrigo vê muito além. “Nascemos da ideia de ter um negócio diferenciado, que atenda o desejo do cliente. Não queremos oferecer apenas uma construção normal, mas que vise uma mudança de vida a partir do momento que o cliente recebe a chave. Queremos oferecer uma nova experiência para nossos clientes”, declara.
Convicto de seu propósito, Rodrigo, a princípio, idealizou modelos de residências baseadas nas casas européias, remetendo os moradores a espaços privativos, compartilhados, cravado, esculpido, acolhedor e parecidíssimo com as cidades usadas como inspiração. Este é o caso do Residencial Florença, um dos projetos que tem conquistado os que sonham em obter a casa própria.

Florença na Itália

Iniciado em Campos Novos, o Florença já ganhou novas versões em cidades como Joaçaba e Curitibanos. A cada imóvel construído, a Raum vai repensando novas ideias e melhorando ainda mais o projeto. Sobre a meninas dos olhos da Raum, Rodrigo relata alguns detalhes deste projeto. “Nosso principal produto é o Residencial Florença, com casas replicadas, onde parte delas recebem paredes in loco e outras partes são montadas. Dentro do Florença estamos desenvolvendo o conceito similar a cidade que dá nome ao residencial, trazendo para o município o conceito da cultura italiana através da arquitetura. O que faz toda a diferença neste projeto é a possibilidade de subir um novo andar. É o único no mercado com este benefício. O cliente pode utilizar a laje e dobrar o tamanho da casa. Ele realiza uma necessidade instantânea e também satisfaz um projeto futuro de ampliação da casa de maneira econômica e rápida. No Florença o sistema de viabilidade da obra e condições de pagamento permitiu o cliente adquirir um imóvel com mais facilidade. Nós também inovamos trazendo o conceito de condomínio fechado dando mais segurança para o morador. Temos um projeto de expansão do Florença para mais sete cidades”, explicou.

Qual é o segredo?

Através de muito estudo e pesquisa, Rodrigo passou a ter uma visão mais abrangente do mercado da construção. Seu engajamento na busca por conhecimento faz com que a Raum esteja em evolução constante.

Com o tempo foram trocados os métodos tradicionais por métodos industriais que trazem mais rapidez, economia e sustentabilidade. “A Raum investiu e buscou expertise de outras regiões e até de outros países, dessa forma desenvolvemos internamente na empresa sistemas de software de gestão de tempo e produtividade, possibilitando de forma instantânea mapear o percentual de tempo para cada etapa da produção, possibilitando assim investir naquela etapa com maior consumo de tempo, e desta forma reduzir o tempo de obra e aumentar a eficiência construtiva. Toda a estratégia de gestão tem por objetivo melhorar a qualidade para que possamos oferecer ao cliente um produto superior em relação aos demais empreendimentos que estão no mercado na mesma faixa de preços”, afirmou.

Ainda sobre os métodos tradicionais, o empresário é direto ao afirmar que são tendências ultrapassadas e que devem ser mudadas, assim como já está acontecendo na Raum: “Nós estamos migrando para a tecnologia paredes concretadas in-loco, dispensando o uso tijolos e madeiras, contribuindo para o meio ambiente. Iniciamos a fabricação de pré-moldados, após isso na parte de cobertura eliminamos a madeira, utilizando produtos de metal. Fomos desenvolvendo uma tecnologia de montagem parecida com a indústria automobilística no qual fazemos uma linha de montagem mais rápida, eficiente e com acabamento e qualidade superior. Com mais algumas inovações que estamos implantando, praticamente 100% do imóvel será industrializado, parte da casa é montada in loco através da tecnologia utilizada pelas maiores construtoras do Brasil, como a MRV, a Tenda, Direcional. Preparamos um barracão de produção e levamos os kits ao imóvel para serem montados, possibilitando baixo consumo de energia e de água na obra. Mantemos o mesmo produto final, porém, substituindo itens artesanais, por itens tecnológicos, que possibilite uma execução mais rápida com qualidade e economia, sem aumento expressivo no custo da obra. Quanto mais unidades vão sendo construídas, mas expertise vamos adquirindo e adaptando nossa forma de fazer as demais unidades”, destaca o empresário.

Com o Know How acima da média, a Raum Empreendimentos vem articulando parcerias para expandir seus projetos em território nacional em médio e longo prazo. Afinal, no Brasil há uma demanda insaturável por casas, a qual cresce mais do que a capacidade produtiva do pais.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1678 de 27 de maio de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui