Baixa cobertura de vacinação para pessoas em situação de rua em SC preocupa autoridades de saúde

A baixa taxa de cobertura da vacinação contra a Covid-19 para a população em situação de rua em Santa Catarina preocupa os técnicos de saúde estaduais. Nesta quinta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), enviou informações às prefeituras reforçando a importância de vacinar este grupo prioritário.

Segundo o painel de dados de aplicação da vacina em Santa Catarina, até esta sexta-feira (9) foram aplicadas 1.297 doses de vacina contra a Covid como dose 1 e 104 como dose 2. A projeção é de que haja 5.343 pessoas neste grupo prioritário. Ou seja, a cobertura até aqui de dose 1 é de 24,3%. O ideal é 75%.

A vacinação de pessoas em situação de rua foi liberada ainda no final de maio, mais de 45 dias atrás. Segundo a Dive, “chama atenção o baixo número de doses aplicadas”.  O órgão lembra ainda que as doses destinadas a esse grupo prioritário foram encaminhadas aos municípios.

No informe destinado às prefeituras nesta quinta, a SES sugere que sejam utilizadas vacinas da Janssen, que tem dose única, para otimizar a imunização considerando as “dificuldades” de realizar a segunda aplicação.

*INFO: Rede Catarinense de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui