Ciência X Religião: A Comunicação é a Chave de abrir o Mundo

Enfim, parece que ciência e religião estão fazendo as pazes. Com palavras diferentes, é verdade, mas ambas falando a mesma coisa: “Pois tu é pó, e ao pó retornarás” (Genesis, 3:19)

Eras átomo, e ao átomo retornarás, dizem os cientistas. E no princípio bíblico, era o caos e no princípio da ciência, era a sopa cósmica.Então me parece que apenas um ruído na comunicação separou milhares de anos a ciência da religião.

Um dos braços dessa ciência é a Programação Neurolinguística (PNL), que é uma abordagem psicoterapêutica, de comunicação e de desenvolvimento pessoal criada por John Grinder e Richard Bandler. Segundo eles há conexão entre a linguagem (linguística), padrões comportamentais aprendidos (programação) e os processos neurológicos (neuro) e todos eles podem ser alterados para alcançar metas na vida e informações específicas. Ou seja, existe uma ciência que afirma que a comunicação, tanto interna como externas, é fator de mudança de realidade. Ou seja, a palavra tem poder! Se você acredita na Bíblia ou na ciência, também poderá aceitar que o mundo se fez através da palavra:

No princípio, era o verbo (a palavra) – E o verbo se fez homem e habitou entre nós… “…e disse Deus: faça-se a luz, e a luz se fez;… faça-se a Terra…; faça-se a água, etc. “Quando colocamos freios na boca dos cavalos, podemos controlar o animal todo”. (Tiago 3:3-8) “…. a boca fala do que está cheio o coração”. Mateus 12:34 “Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Por suas palavras serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”. Mateus 12:36-37
Guardadas as devidas proporções e crenças religiosas individuais, o ser humano hoje sabe da importância e da força da palavra que muito além da religiosidade é também reforçada pela Programação Neurolinguística.

Magna Regina

E nesse contexto, compreendendo o papel fundamental da comunicação, da palavra no ambiente empresarial podemos afirmar que muitas das situações e dos conflitos que acontecem na empresa, são decorrentes das falhas na comunicação.

Comunicar e se fazer entender é o maior desafio de líderes e gestores. Conhecer o perfil comportamental, saber qual o canal de comunicação de cada membro da equipe e entender de sintaxe mental, é o único caminho que pode nos levar a uma comunicação assertiva e positiva dentro da empresa, gerando os resultados tão sonhados por todos os empreendedores.

Por: Magna Regina
Coach Empresarial, Empreendedora, Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062

*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1685 de 25 de Julho de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui