Obrigações contábeis e para que servem

As obrigações contábeis têm por finalidade fornecer informações sobre a empresa. Dados como a situação patrimonial e financeira de um determinado período. As obrigações contábeis estão diretamente conectadas ás obrigações fiscais, já que muitas das informações contábeis são produzidas com base nos dados fornecidos pela área fiscal. Cito algumas das obrigações a serem cumpridas pela área contábil:

Elaborar o balanço patrimonial – O balanço patrimonial como seu próprio nome já propõe, leva em consideração todo o patrimônio da empresa, isto é, todos os bens, direitos e obrigações. É um relatório que, evidencia todas as movimentações realizadas dentro da empresa em um determinado período e de suma importância para a gestão empresarial. Através deste demonstrativo é possível ter uma visão ampliada da situação financeira, tornando possível realizar um planejamento financeiro eficiente e consequentemente obter melhores resultados.

Apurar a demonstração de resultado do exercício – A demonstração de resultado do exercício “DRE”, é um relatório contábil que tem por finalidade evidenciar se as operações da empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, através do DRE é possível ter uma visão geral do resultado financeiro, serve para identificar os altos e baixos da empresa. É um demonstrativo de extrema importância para a gestão do negócio na tomada de decisões.

Proceder de forma legal à abertura do CNPJ da empresa – Levando em consideração qual tipo de CNPJ abrir, a definição correta da atividade exercida, a forma de tributação que melhor se enquadra, apontar os alvarás e licenças obrigatórios para o funcionamento.

Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) – É uma declaração obrigatória a todas as empresas optantes pelo regime de tributação SIMPLES NACIONAL (exceto MEI), com o intuito de informar a receita Federal os dados econômicos, sociais e fiscais da empresa. Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil) – É uma obrigação acessória, que tem como principal objetivo substituir as escriturações contábeis em papeis para maneira digital.

Carlos Alexandre Rayzel

Estas obrigações contábeis, são muito importantes e indispensáveis para o bom funcionamento da empresa, refletem o momento patrimonial do negocio. Além de informar o administrador da empresa, estes demonstrativos servem de analise para os fornecedores terem ciência da “capacidade de pagamento”, para obtenção créditos em instituições financeiras e afins. Os relatórios contábeis são importantes para avaliar a situação econômico-financeira da empresa. Afinal são eles que resumem todas as informações de uma forma organizada e confiável. Sem esse controle o gestor coloca em risco o sucesso de sua administração. Por isso ele deve analisa-los com muita cautela e atenção. As vantagens que os relatórios contábeis proporcionam para uma empresa são variadas Para entender melhor sobre os relatórios contábeis entre em contato com a gente que podemos te ajudar!

Por: Carlos Alexandre Rayzel
Administrador
Equipe R&B Assessoria e Consultoria
Contato: (49) 99907.8738

*Coluna, ‘Evoluir Empresarial’, publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1686 de 22 de Julho de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui