Gestão Financeira para pequenas empresas

Olá leitores, na coluna de hoje vamos dar inicio a uma serie sobre o assunto GESTAO FINANCEIRA para Pequenas e Médias empresas, onde traremos em cada artigo um manual de como administrar melhor a parte financeira da sua empresa.

Muitos microempresários administram a empresa sem planejamento, começam o negócio por tentativas e erros, em vez de gerenciarem conscientemente os aspectos financeiros de seus negócios. Estes empresários têm uma ótima noção de operação dos produtos que fabricam ou vendem, e dos serviços que prestam, mas entramos aí em um dos principais problemas das pequenas e médias empresas, que é a falta de tempo do empresário (o faz tudo), e que muitas vezes conhecem pouco, ou quase nada dos métodos científicos de gestão financeira. Mas não se preocupem, estamos aqui para auxiliar a gestão do seu negócio!

Qual a finalidade de uma empresa? O lucro, certo?? Sim, mas não é só isso, uma micro e pequena empresa que quer ser grande um dia tem que pensar em criar valor, criando assim uma riqueza através de uma direção estratégica.

A geração de lucro é algo imediatista, já a geração de riqueza é algo a longo prazo, pois a preocupação para gerar valor aos clientes é ter produtos ou serviços de qualidade que satisfaçam seus clientes, tornando-os fiéis a sua empresa.

Para uma administração financeira deve se atentar ao registro de entradas e saídas de dinheiro de uma empresa, chamado regime de caixa, diferente do regime de competência que registra as receitas e despesas da empresa. Por isso a importância de uma contabilidade de qualidade, pois os dados contábeis são importantes para estabelecer controles, metas e planejamentos, unindo forças com o empresário.

As funções de uma administração financeira resumem em montar um planejamento financeiro, auxiliando a execução, analisando e administrando os Ativos da empresa. Dentro disso vem as decisões de onde investir, quanto e como.

Os pequenos e médios empresários devem criar uma cultura de se organizarem e se estruturarem de maneira eficiente e adequada.

Fique atendo as próximas colunas, traremos assuntos importantes para sua empresa!

Por: Thiago W. Fagundes Contador
RP: CRC/SC: 041884-O
Conext Contabilidade Consultiva
(49) 3541-2462

*Coluna ‘Contabilidade Consultiva’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1691 de 26 de Agosto de 2021.