O que comunica sua marca?

Quando o assunto é a marca da sua empresa, a primeira coisa que precisamos entender é o motivo pelo qual a identidade visual do seu negócio precisa comunicar alguma coisa.

Mas não é só usar o nome da empresa com uma letra diferente e cores “bonitinhas’’?

Com toda a certeza, a resposta é: NÃO. Não basta a sua marca estar “bonitinha” aos seus olhos. Sabe por quê?

Muitas vezes, esquecemos de nos perguntar coisas básicas acerca do nosso negócio. O que eu proporciono para as pessoas? O que torna meu trabalho único? O que a minha empresa faz que melhora a vida das pessoas?

Certa vez, uma pessoa incrível me contou a fábula da conversa de elevador – se você entrar em um elevador com uma pessoa que irá subir do térreo até o 2º andar com você, e essa pessoa lhe perguntar o que você faz, o que irá responder? Eu posso responder o seguinte: “crio marcas”. Mas também posso responder o seguinte: “eu ajudo empresas a expressar seu propósito através de uma identidade visual que esteja diretamente conectada com as pessoas”. Qual das respostas vai encantar mais?

O que eu quero dizer com isso: nós vendemos VALORES, vendemos EXPERIÊNCIAS, muito e infinitamente além dos nossos produtos e serviços. Estes últimos são apenas as ferramentas que utilizamos para proporcionar isso para as pessoas – afinal existe a pré-venda, o atendimento, o suporte e diversas outras etapas que fazem parte do que a sua empresa oferece. E uma identidade visual que está em concordância com tudo isso, gera conexão com as pessoas. E conexão fideliza.

Mariane Levandoski

Além disso, precisamos entender que somos extremamente visuais. Absolutamente tudo o que vimos nos transmite alguma coisa boa ou ruim, estejamos conscientes ou não. Da mesma forma, a identidade visual aplicada em sua fachada, no seu cartão de visitas, nas suas mídias sociais, no seu site está se comunicando com as pessoas sem que você ou a sua empresa estejam realmente falando alguma coisa – afinal, não vamos ter a oportunidade de pegar o elevador com todas as pessoas para comunicar nossos valores, não é mesmo? Entende o poder que isso tem para o seu negócio?

 

Por: Mariane Levandoski, Designer Herbata Design
Equipe Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062

*Coluna, ‘Pessoas & Empresas’, publicada no Jornal O Celeiro, edição 1688 de 05 de agosto de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui