Poder SC – 054 – O ninho tucano

O ninho tucano

Em visita a Florianópolis para promover a campanha de pré-candidato à presidência da República nas prévias do PSDB, o governador paulista João Doria (acima) encontrou o ninho tucano dividido. Parte do partido em Santa Catarina apoia o nome de Doria. Outra parte não disfarça a preferência pelo governador gaúcho Eduardo Leite. Após o fim do encontro, que ocorreu no último final de semana, não houve manifestação formal do partido ou da bancada em apoio a Doria, como havia acontecido no Paraná, horas antes. A divisão no cenário nacional é natural, pelo perfil dos candidatos, mas o tucanato catarinense não está apenas dividido na questão federal: o cenário estadual é de compasso de espera e definição. Enquanto a cúpula do partido sinaliza apoio à pré-candidatura de Gelson Merisio ao governo do Estado, muitos tucanos da base da sigla manifestam desejo da participação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O próprio Salvaro diz que há consenso pelo nome de Merisio, mas isso não está claro para outras lideranças. O ex-senador Paulo Bauer, por exemplo, diz que não ouviu de Merisio a intenção de concorrer ao governo. Um dos prefeitos do partido diz que as prévias podem ser uma boa ideia, assim como ocorre na esfera federal. O consenso mesmo é de que está cedo para decidir sobre a candidatura estadual: o PSDB catarinense não tem pressa.

– ”A POPULAÇÃO quer saber sobre vacinas. Quem discute eleições nesse momento somos nós, os políticos”, disse Doria, em Santa Catarina, após ser questionado sobre a construção de uma pré-candidatura em meio à antecipação das campanhas. Falta mais de ano para as eleições.

– DORIA não se constrangeu a realizar duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, mesmo em um estado considerado bolsonarista. Disse aos correligionários que o negacionismo do governo federal frente à pandemia custou muitas vidas e chamou o presidente de “imbecil”.

– NO ANO em que completa 40 anos de história, a Associação dos Jornais do Interior de SC (Adjori/SC), maior entidade de jornais impressos e online de Santa Catarina, lançou uma sondagem especial que vai ouvir a população sobre os serviços públicos. A enquete está disponível no link: cutt.ly/tQDcAo9 .

– DÁRIO Berger, que disputará as prévias do MDB ao governo, diz que vai seguir a sugestão da bancada estadual, que prefere definir o nome somente em 2022. Tudo para garantir a governabilidade de Moisés por mais tempo, embora não haja compromisso da bancada com a reeleição do governador.

EDIÇÃO: 054
Jornalista Responsável: Murici Balbinot - Contato: jornalismo@adjorisc.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui