Quem conta a história: Itamar Toscan

Itamar Toscan fala sobre legado de trabalho deixado pelo pai Anísio

Panificador relembra o crescimento e desenvolvimento da padaria mais antiga de Campos Novos.

“Meu pai sempre fazia o pão. Ele tinha poucos funcionários e trabalhava o dia todo. Nós compramos uma máquina de cortar pão. Meu pai fez uma pequena competição comigo e com meu irmão, ele iria dividir o pão manualmente e nós iriamos cortar na máquina. Nós perdemos para ele. Ele cortou quarenta pães e nós trinta. Nos faltava prática ele fazia isso muito bem. Eu nunca esqueci isso”. Contou saudoso, seu Itamar Toscan sobre a transição do trabalho manual para o uso de máquinas na produção.

Conheça um pouco mais sobre essa história de sucesso em Campos Novos.

Muito trabalho e dedicação são o legado que muitos pais que viveram aqui nesta terra deixaram para seus filhos. Projetos que começaram bem pequeno, com o tempo se tornaram grandes negócios. Este foi o caso da Panificadora e Confeitaria Bom Bocado, primeira padaria de Campos Novos, hoje administrada por Itamar Toscan, que hoje vai nos ajudar a contar a bonita história deixado pelo seu pai e que hoje é mantida com muito esforço e determinação pela família Toscan.

O trabalho com panificação já era conhecido e praticado há anos na família, começou com o avô materno de seu Itamar. Sua mãe Elza Toscan trabalhava com o pai na produção de pães no município de Capinzal. Ao se casar com seu Anizio, os dois vieram morar em Campos Novos e aqui empreenderam o negócio. Seu Anízio fez disso sua profissão e inaugurou, em outubro de 1955, a primeira panificadora de Campos Novos, a Padaria Santo Antônio, na época situada na rua Vergílio Stefanes. Seu Anízio também fazia entregas de pão na sua charrete pelas ruas empoeiradas da antiga Campos Novos. Os filhos também faziam o mesmo trabalho de bicicleta. Seu Itamar relembra que tanto a padaria quanto o município ainda estavam dando passos curtos na questão do desenvolvimento. Mas seu Toscan arrisca dizer que a padaria evoluiu junto ao município durante todos esses anos. “Na época que iniciamos não havia nem calçamento, o chão era de terra ou cascalhamento, não havia asfalto. Nós vimos este município crescer”, declarou.

Mesmo vivenciando esta rotina junto ao pai e mãe, seu Itamar quando jovem escolheu outra profissão, a de bancário. Durante nove anos ele atuou no Banco Bradesco e neste interim casou, e formou sua família. Porém, em 1998 ele toma a decisão importante de deixar a carreira no banco para viver como empreendedor no segmento de panificação, voltando as raízes da família. Em fevereiro de 1998, Itamar Toscan adquiriu dois empreendimentos, a padaria do seu pai e a confeitaria da Senhora Carmen Balardin, unido os dois e inaugurando a Padaria e Confeitaria Bom Bocado. O que motivou a decisão? “Para mim era desgastante vir e voltar de Caçador para Campos Novos. Eu casei, estava construindo minha casa aqui. Com o acerto eu decidi investir. Comprei primeiro a confeitaria Bom Bocado, mas como meu pai já estava debilitado, eu resolvi comprar também a padaria dele”, conta.

Em 1998 muitas coisas já haviam se modificado, Campos Novos já havia apresentado algum progresso, e a padaria também se preparava para uma evolução. A primeira máquina adquirida auxiliava no corte de pão. Foi neste momento que seu Anízio, pai de Itamar, mostrou toda sua desenvoltura num trabalho que ele fazia de olhos fechados, superando a rapidez das máquinas, como expressou seu Itamar no relato contado no início desta reportagem. Mas não era possível negar, o uso da tecnologia fez a diferença no processo de produção e trouxe muitos benefícios a empresa e aos consumidores. Houve a necessidade de incremento, pois a demanda cresceu. “A cada dia aumentavam os clientes procurando nosso produto. Através de muita dedicação investimos para oferecer melhores serviços”, declarou.

Havia muita dificuldade no processo antigo de panificação, por isso mudanças eram necessárias. “Quando o trigo é muito novo ele muda o resultado do pão. As vezes a farinha era fraca ou muito forte. Hoje tudo é controlado em laboratório, mas na época não. Não sabíamos se a massa ia ficar boa ou não. Perdíamos muito tempo”. Porém, a inovação permitiu um novo momento da vida e nos negócios de seu Itamar Toscan. “Comprei um terreno no Centro e inaugurei a Padaria do Centro. Comprei um outro terreno na JK e construí novas instalações perto de onde era a antiga padaria. Antes o trabalho era braçal. Fui adquirindo experiência, comprei equipamentos automáticos para bater a massa. Fomos mudando o processo de produção. Comprei geladeiras que gelavam e aqueciam a massa. Eu inovei o processo. Diminui e eliminei muitos os erros que afetavam a produção. Começamos a oferecer o pão quentinho. Isso me permitiu uma produção maior. Antes, dez sacos de farinha davam para um mês, hoje, cem sacos dão apenas uma semana”, resume.

Com uma história de 66 anos em Campos Novos, seu Itamar Toscan afirma que é necessário muito trabalho e dedicação. Com 23 funcionários, hoje a Padaria Bom Bocado oferece mais do que o pão quentinho, mas um leque de opções, e a perspectiva é de crescimento continuo, ele tem projetos de ampliação para o futuro. O empresário se considera bem sucedido ao perceber o que conquistou e como contribuiu para o desenvolvimento do município. “Eu sinto orgulho por ter continuado o trabalho do meu pai. Fomos uma das primeiras empresas do município. Temos 23 funcionários, ou seja, são 23 famílias que dependem desse empreendimento. Contribuímos de diversas formas com o município”, destaca. Toscan agradece o apoio da esposa que o ajuda na administração do negócio. Esta é mais uma história de crescimento, progresso e entrega de um povo que está sempre disposto a plantar para colher bons frutos e deixar sementes para o futuro.

*Reportagem publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1690 de 19 de agosto de 2021.