Quem são os pré-candidatos ao Governo de Santa Catarina?

Durante o mês manifestações marcaram o início da movimentação partidárias no estado.

As eleições de 2022 não parecem estar tão longe assim, pelo menos é o pensamento da maioria dos partidos em Santa Catarina que iniciaram neste mês uma movimentação visando tornar seus pré-candidatos ao governo do estado conhecidos. Mesmo a Legislação Eleitoral não permitindo propaganda antes do período (seis meses antes da data da eleição), os partidos estão decididos a apresentar os nomes dos pré-candidatos em encontros políticos realizados nas cidades visitadas.

O movimento, um ano mais cedo do que o normal, chama a atenção dos catarinenses, a justificativa dos partidos é o fato de querer ouvir, se aproximar e saber mais dos eleitores, representantes regionais e participantes e com isso angariar projetos, demandas regionais e necessidades, ⁷além de avaliar a aceitação ou rejeição dos nomes.

Movimentos

O PSD (Partido Social Democrático), percorre o estado movimentando os pessedistas com três nomes, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, e o ex-governador Raimundo Colombo.

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro), apresenta em seus encontros regionais, três nomes, pré-candidatos a governador, Dário Berger (Senador), Antídio Lunelli (Prefeito de Jaraguá do Sul) e Celso Maldaner (Deputado Federal).

O atual Governador Carlos Moisés deve trabalhar na possibilidade de concorrer a eleição, não pelo atual partido PSL (Partido Social Liberal), mas por outra sigla, nos bastidores avançam conversas com o PP (Progressistas).

A Vice-Governadora Daniela Reinehr, hoje sem partido ainda está na ala Bolsonarista, mas é a líder do estado para fundar o partido (Aliança Pelo Brasil), partido que o Presidente Jair Bolsonaro pretende criar em tempo de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Alinhado com o Governo Federal também apresenta-se como pré-candidato a governador o Senador Jorginho Melo, PL (Partido Liberal), que tem sua base no meio-oeste catarinense. Outro nome cotado é Gelson Merísio que atualmente é filiado ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

Também correm por fora as candidaturas de Décio Lima (PT), Gean Loureiro (Democratas), Paulinho Bornhausen (Podemos), Joares Ponticelli (Progressistas) e Fernando Coruja (PDT), nessa expectativa ainda há muitas definições, mas a caminhada ao governo já começou.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1687 de 29 de julho de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui