Tipos de Líderes

Estudo a arte de liderar desde 1997 e percebo que há vários comportamentos diferentes entre os líderes. Os esteriótipos são infinitos. Na vida real percebo que três tipos se destacam. O Harmonioso, que também pode ser chamado de pacificador. Ele nunca sai do centro de sua paz. Resolve as situações com conversas e busca fazer os colaboradores se darem bem. Algumas vezes podem ser lentos nas tomadas de decisões, pois precisam de tudo perfeito para agir.

Há também o democrático, que sempre pede a opinião da equipe, e faz o que é melhor para a maioria. Acontece que nem todos se agradam e pode se encontrar na “sinuca de bico”.

Ainda há o autoritário, que faz o que pensa ser melhor sem pedir opinião e segue a máxima do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, e segue o princípio maquiavélico de que melhor ser amado e temido, mas se tiver que escolher, melhor ser temido. O ponto positivo é que toma decisões rápidas e faz acontecer, entretanto tem dificuldades de montar equipes.

Entendo que não há um tipo melhor que o outro. Na maioria dos casos de sociedades que deram certo, um é de um tipo e outro de outro tipo e se completam perfeitamente.

Devemos buscar sempre o autoconhecimento para que em cada situação saibamos tomar as decisões certas. E lembre-se que, enquanto tudo está bom e se tem dinheiro, é fácil liderar, mas quando se está sob pressão é que se percebe quem realmente é um bom líder!

Pense nisto e um nobre abraço!!!

Rodrigo R. Valentini
CEO Nobre Treinamentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui