Como um contador pode ser peça chave do seu sucesso?

Uma boa gestão empresarial é primordial para que um negócio se mantenha competitivo no mercado. Afinal, ela é um importante instrumento na melhoria constante de processos da empresa, para a criação de um ambiente de trabalho saudável e para a conquista de uma performance satisfatória.

Mas a gestão empresarial envolve diversos desafios no cotidiano do gestor, sendo muitos problemas à vista e poucas mãos para resolver ou muitas decisões à frente e poucas certezas no horizonte. Exige-se de um gestor uma série de competências e habilidades que muitas vezes não possui, mas pode desenvolver. Então, quanto mais ferramentas, técnicas e modelos você conhecer, melhor conseguirá desempenhar seu papel e assim, agregar ao negócio um conjunto de estratégias focadas no seu crescimento e na conquista de melhores processos e resultados. Essas estratégias envolvem, principalmente, três grandes recursos da empresa: pessoas, estrutura e finanças. O próprio contador, deve ser utilizado como uma dessas ferramentas estratégicas no recurso financeiro da empresa.

A contabilidade evoluiu, o contador deixou se ser aquele profissional que somente transmite informações para o governo. Tem que se olhar e buscar um profissional que atue como peça fundamental nesse processo de desenvolvimento estratégico da empresa, que agregue um conjunto de estratégias focadas no crescimento do negócio e na conquista de melhores processos e resultados. O contador é aliado do empresário, é elemento fundamental dentro da sua estratégia de mercado.

Essas estratégias envolvem, desde uma análise de mercado, uma análise financeira, uma análise interna com relatórios operacionais da situação econômica/financeira da empresa e de rentabilidade, seguindo sempre a lógica da melhoria constante: é preciso avaliar os índices do negócio para criar estratégias capazes de melhorá-los.

Em resumo, é preciso que tanto a contabilidade quanto o planejamento estratégico ganhem protagonismo dentro das empresas, para darem a elas o diferencial competitivo que as possibilite ter uma visão mais ampla do negócio. Os benefícios são muitos. Entre eles, podemos citar a possibilidade de fazer análises que vão além do que apresentam os dados financeiros, com informações precisas sobre o negócio e o seu funcionamento. Isso permite à gestão ter parâmetros para desenvolver atividades de maneira mais racional, por estarem associadas aos objetivos do empreendimento e obter informações para analisar os resultados alcançados de maneira mais eficiente, o que permite evidenciar, eventualmente, uma necessidade de mudança de rumos.

Saber onde se quer chegar e ter condições para definir a trajetória a ser percorrida é fundamental para que um gestor tenha como utilizar as ferramentas disponíveis e, assim, atingir seus objetivos.

Por: Douglas Rayzer

Sócio Proprietário R&B Assessoria e Consultoria
Contato: (49) 99907.8738

*Coluna ‘Evoluir Empresarial’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1692 de 02 de Setembro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui