O Cliente é um Convidado

Lendo o livro da Disney, o que mais me chama a atenção é como tratam os clientes, ou melhor, os convidados. É assim que tratam a quem vai visita-los. A ponto de, caso os pais de uma criança comprem um sorvete pra ela e ela deixar cair, vai ganhar outro.
Infelizmente em muitos comércios, estabelecimentos, empresas, ao entrarmos, parece que estamos fazendo um favor.

Eu, particularmente, se não sou bem recebido na entrada, já saio do estabelecimento, afinal, estou indo deixar meu suado dinheiro em troca de algo, que na maioria das vezes em outro lugar também tem.

Por que investir no bom atendimento?

Vamos supor que sua loja tenha mil clientes. Se ele perde cerca de 30% dos clientes por ano, significa que você perdeu 300 clientes. Se multiplicarmos esse número de 300 pelos R$1296, que é o valor médio da perda de um cliente, temos uma perda total de R$388.800. Ou seja: quase 400 mil reais. Bastante, não é mesmo?

Por outro lado, segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, aumentar a taxa de retenção de clientes em apenas 5% pode aumentar os lucros de uma empresa em 25% a 95%.
(FCDL)

Portanto, a você cliente, a nós clientes, parabéns! Somos o combustível que move a economia.

Rodrigo R. Valentini
CEO Nobre Treinamentos

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