O impacto do Sistema Eneagrama na gestão de conflitos da Empresa

Relações humanas na empresa talvez seja a matéria que mais dá “pano para a manga” nas reuniões de liderança, nos setores de RH e na área de gestão de conflitos. E por que isso impacta tanto as empresas? Por vários motivos:

1. Porque rouba tempo. Os funcionários Brasileiros gastam cerca de 90 horas anuais com conflitos mal resolvidos;

2. Porque gera rotatividade, absenteísmo, conflitos entre membros das equipes e isso afeta o faturamento, a lucratividade e produz desgaste emocional que, no fim das contas, faz decair a qualidade de vida na empresa.

Hoje, cada vez mais o discurso versa em torno da humanização nas empresas e a qualidade de vida no trabalho está em debate. Mas quando falamos em qualidade de vida, obrigatoriamente estamos falando de boas relações na equipe que é decorrência de um sistema emocional equilibrado e do profundo e verdadeiro autoconhecimento de cada membro da equipe. Sim, os conflitos externos sempre são decorrência de conflitos internos.

E aí entra o Sistema Eneagrama 360® como uma ferramenta potente que pode identificar pontos, características e comportamentos disfuncionais entre os membros da equipe, a partir da qual, a empresa tem condições de criar políticas de solução e de gerenciamento das situações conflitantes.

O Sistema Eneagrama 360® é uma ferramenta baseada em conceitos filosóficos, matemáticos e emocionais que foi trazida para o ocidente por George Ivanovich Gurdjieff e foi sistematizada enquanto ferramenta (teste de personalidade) por Khristian Paterhan Condes.

Esse Sistema parte de um questionário e a partir das respostas, a ferramenta gera gráficos que revelam qual dos três centros é mais desenvolvido: mental, emocional ou físico, ou seja, o centro do criar, imaginar e planejar; o centro de se motivar ou não para colocar em prática os projetos e as ideias planejadas e o centro do fazer, propriamente ditas.

O Sistema Eneagrama 360® revela porque algumas pessoas tem ideias, mas não executam, porque algumas executam só o que são orientadas e porque algumas criam projetos e não se motivam para executá-los.

Há uma tendência nas empresas a deixar de lado questões como essa já que a pandemia afetou as vendas em muitas delas e além disso estão sobrecarregadas com impostos, falta de mão de obra qualificada e conflitos, no entanto, é o momento exato de se pensar em soluções que realmente façam a diferença e blindem nossas empresas.

Por: Magna Regina
Coach Empresarial
Empreendedora
Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062

*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, Publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1693 de 09 de Setembro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui