Zoneamento de eventos é uma das propostas para promoção da segurança pública

Presença da PM nos bairros também é mais uma das ações discutidas pelos órgãos de segurança do município.

Cerca de 30 profissionais que atuam nos órgãos de segurança de Campos Novos se reuniram no auditório da Polícia Militar, na última semana, para discutir ações pontuais para promover a segurança da comunidade camponovense. A iniciativa partiu do comandante da PM, Tenente Francisco das Chagas, que decidiu pelo encontro como forma de esclarecer e reforçar o papel e união dos órgãos de segurança. “A proposta da nossa reunião é cumprir com a Constituição. Ela diz que os órgãos devem trabalhar dentro de um sistema integrado”, afirmou o Tenente. Após uma longa conversa, algumas ações estratégicas foram estabelecidas, uma delas inclui a atuação direta do Poder Público e diz respeito a elaboração de uma Lei Municipal de Zoneamento que limitará e imporá condições para a realização de eventos de caráter duvidoso no município.

O Tenente Francisco e o delegado Adriano Almeida destacam a importância de o Poder Público municipal atuar na prevenção de crimes. Ambos concordam sobre a necessidade de o assunto ser pautado e na possibilidade de uma legislação voltada ao zoneamento. “Temos um problema sensível que são os eventos que causam transtorno a população, especialmente pela utilização de som alto e em relação a ocorrências ligadas a isso. Pedimos ao poder público uma melhora na legislação do município em relação ao zoneamento. A população tem nos procurado e reclamando de som alto, das pessoas que participam desses eventos e os transtornos que eles causam. Hoje a pessoa pode abrir um estabelecimento em praticamente qualquer local e trabalhar a qualquer hora. O poder público pode contribuir no sentido de especificar no seu plano diretor e na sua lei de zoneamento em que regiões esses estabelecimentos podem funcionar. Para tanto, há de se verificar a legislação municipal”, declarou o delegado.

O Tenente reitera as palavras do delegado, justificando que tais situações abrem portas para a criminalidade. “O crime é um fenômeno dentro da sociedade e o que contribui para isso são bares, tráfico de drogas e casas de prostituição. Muitos desses locais funcionam em horários inadequados e perto de escolas. Entendemos que o melhor caminho é a legalidade e a norma. Qual a prioridade de Campos Novos? Que tipos de eventos serão permitidos? Qual será o horário de funcionamento de bares? Encontro de sons em fazendas podem ser realizados? Propomos que alguns eventos sejam proibidos. Queremos levar essa discussão para a sociedade. Se queremos uma cidade ordeira a legalidade deve ser exigida. Vamos criar propostas dentro disso e levaremos ao Poder Público”, afirma.

Além dessa reflexão, o Tenente falou sobre o trabalho que a PM tem feito ao longo dos dias, e reforçou a importância de o policial estar próximo da população. “Apresentei uma nova estrutura de atuação com o patrulhamento. Nosso projeto é que tenhamos uma viatura exclusiva para cada bairro, com isso o policial cria vínculos com a sociedade. A PM tem o dever de entender quem é o morador, justamente para a implantação dos nossos programas preventivos. Precisamos de um policial comunitário integrado com a sociedade. Queremos solidificar a presença da PM nos bairros”, disse, completando que o trabalho que já tem sido feito, tem apresentando resultados. “Nossas abordagens são significativas, mudamos a estrutura interna e damos prioridade ao serviço externo. Hoje temos três viaturas trabalhando no período de 13h e em períodos críticos da madrugada. Temos o apoio de uma especializada de Joaçaba. Trouxemos o policiamento ostensivo e a presença nas ruas. Diante da situação que estamos vivendo, outros batalhões forneceram policiais para atuar no município”, explicou.

A movimentação e estreitamento das relações dos órgãos de segurança está acontecendo em virtude do crescente número de homicídios ocorridos em Campos Novos. A criminalidade coloca o município entre os mais violentos de Santa Catarina. Além da integração entre todas as entidades, a PM espera conseguir a confiança da população para que elas colaborem com as investigações. Dos crimes ocorridos recentemente, cerca de 50% dos casos foram elucidados, e os demais continuam em investigação. Para que a policia possa obter bons resultados é importante a participação de todos. “Nós estamos alinhando ações no sentido de melhorar os números, em especial em relação ao crescente número de homicídios que ocorreram nos últimos meses. Essa quantidade destoa de números anteriores, e dos casos do estado. Nossa ferramenta de trabalho é a informação, não conseguimos estar em todos os locais ao mesmo tempo. Precisamos da ajuda da população para melhorar o trabalho. Antes as pessoas nos procuravam para fazer denúncias, hoje não mais. A população está com medo. Elas podem denunciar de forma anônima”, conclui o delegado.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1704 de 25 de novembro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui