A importância de estar com sua contabilidade em dia!

Manter as informações da empresa em dia é uma rotina que deve ser levada a sério, estas informações são a base de tudo o que a empresa faz. É impossível ter um eficiente controle financeiro, se não estiver com as informações devidamente atualizadas.

Uma empresa organizada e com seus documentos contabilizados corretamente e em dia, permite que seja gerado relatórios contábeis para que a administração utilize como instrumento de analise para tomada de decisões, avaliação de riscos e demonstrar a real situação econômica da empresa.

Um exemplo claro é o balanço patrimonial, é através desse demonstrativo contábil que podem ser observados o caixa da empresa, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, imobilizado, obrigações sociais e trabalhistas, obrigações com fornecedores, obrigações fiscais, empréstimos e financiamentos, além de demonstrar isso tudo, podem ser extraídas informações sobre o Índice de Liquidez, Endividamento e Imobilização. Certamente, facilitará a relação da empresa com os bancos e fornecedores, comprovando sua capacidade de pagamento e evitando contratempos em analises de crédito.

Já na DRE – Demonstração de Resultado do Exercício, é possível se ter uma visão geral do resultado financeiro, como o total de despesas gerais, os custos relacionados aos produtos e serviços, a receita total das vendas do exercício, o lucro da empresa contraído através de suas operações, impostos incididos, sendo assim serve para gestão estratégica do negócio.
Por meio dos relatórios contábeis atualizados, é possível avaliar a evolução empresarial, fazer análise de gastos e receitas de determinados períodos, acompanhando e evidenciando em tempo real a situação financeira.

Para se ter relatórios de confiança que possibilitem dar direcionamento a sua empresa, analisando e obtendo os melhores resultados, tenha sempre o compromisso de manter os documentos e informações em dia, não deixe para depois, não existe outra maneira e sua empresa só tem a ganhar com estas ações.

Com os dados gerados pelos dois relatórios, traz como importância para o os sócios do empreendimento. Esse tipo de análise que vai garantir ao investidor a tranquilidade que ele precisa para tomar suas decisões.

Desse modo, é completamente viável afirmar que analisar o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício, juntamente com os demais indicadores são importantes, sendo peças chaves para as analises necessárias para o aumento da rentabilidade de da sua empresa. Para entender melhor entre em contato com a gente que podemos te ajudar. Afinal dedicação é nossa marca!

Por: Carlos Alexandre Rayzel de Souza
Sócio Proprietário
R&B Assessoria e Consultoria
Contato: (49) 99907.8738

*Coluna ‘Evoluir Empresarial’, publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1705 de 02 de dezembro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui