Administração assina contrato para reforma e ampliação da maternidade da Fundação Hospitalar

Será investido cerca de meio milhão oriundos de emendas impositivas. O prazo para a início e conclusão é de três meses.

Vicícius Serena, Diretor da FHJA, Marvin Bett, representante da empresa Base V e o Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro

Funcionários da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, prefeito Silvio Alexandre Zancanaro, vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, os vereadores Celina Manfroi Cassiano, Rodrigo Pedroso, João Nilso e o ex-vereador Antônio Rosa estiveram presentes no hospital, na tarde desta terça-feira (30), para acompanhar a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da ala da maternidade e berçário. Com início das obras marcado para o dia 1 de dezembro, a empresa Base V Engenharia Ltda, ganhadora da licitação, terá o prazo de três meses para concluir o projeto. O investimento será de quase R$ 500 mil oriundos de emendas impositivas.

A obra da maternidade era um desejo antigo, desde 2019 falava-se sobre a intenção de repaginar e ampliar o espaço para melhor atender as pacientes gestantes. Com as partes pactuadas, o desejo irá se tornar uma realidade. O ex-vereador Antônio Rosa, foi um dos vereadores à época que destinou parte de suas emendas ao hospital e fez questão de comparecer a ocasião. Os demais vereadores também se pronunciaram e demonstraram satisfação com a boa notícia e reforçaram seu apoio aos projetos que vem para beneficiar a população.

O prefeito Zancanaro agradeceu a colaboração do Poder Legislativo e comemorou a conquista. “Hoje assinamos a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da maternidade do Hospital Dr. José Athanázio. Foram recursos próprios oriundos das emendas impositivas. Agradecemos aos vereadores que destinaram parte das suas emendas para que pudéssemos fazer essa obra. É uma reforma que trará mais humanização no atendimento e conforto para as gestantes, além de proporcionar aos profissionais um melhor desempenho de suas funções. O prazo previsto é de três meses. As obras devem iniciar ainda esta semana. A empresa se comprometeu em executar dentro do tempo previsto. No início do ano que vem provavelmente poderemos fazer a inauguração de mais uma ala da fundação. A maternidade é um setor que desde 2019 cogitávamos, hoje chegamos no projeto ideal”, declarou.

Com a reforma e ampliação da maternidade, a Administração Municipal pretende trazer para o hospital a Rede Cegonha, um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde. “Prevendo possíveis melhorias em convênios estaremos adaptando alguns quartos para a Rede Cegonha. Realizaremos partos humanizados e acolhedores. Precisamos seguir alguns padrões estabelecidos que nos habilitarão a receber um convênio a mais”, adiantou o prefeito.

Segundo o Ministério da Saúde, a Rede Cegonha é “uma estratégia que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional”. São quatro os componentes da Rede Cegonha: Pré-natal; Parto e nascimento; Puerpério e atenção integral à saúde da criança; e Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

*Reportagem publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1705 de 02 de dezembro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui