O Domingo foi marcado com diversas atrações do 12º Encontro de Gaiteiros Caipora Viu no Centro de Eventos Galpão Crioulo.
No Domingo, 24, foi realizado no Centro de Eventos Galpão Crioulo o 12ª Encontro de Gaiteiros, com a realização do patrão e idealizador do Galpão Caipora Viu, Benito Zandoná, apoio cultural do Ministério da Cultura, produção cultural do Instituto Humaniza e patrocínio da Enercan via Lei Ruanet. O evento também teve apoio da Prefeitura Municipal de Campos Novos e Fundação Cultural Camponovense.
O encontro que iniciou pequeno, nos fundos da casa de Benito, hoje toma grandes proporções, haja vista que nessa edição lotou o Galpão Crioulo. Para Benito Zandoná o sentimento é de felicidade, pois tanto o Encontro de Gaiteiros, quanto as demais festividades alusivas à Semana Farroupilha em Campos Novos e eventos realizados em homenagem ao tradicionalismo, tiveram casa cheia. O próximo encontro já está sendo planejando e Benito espera contar novamente com apoio cultural e patrocínio da Enercan neste projeto.
Rafael Fachin, professor de acordeon e um dos organizadores do Encontro de Gaiteiros, avaliou o evento. “Estivemos com um público excelente, de um evento que começou pequeninho atrás de casa, hoje a gente vê o galpão cheio, é uma alegria enorme. A gente teve alguns alunos se apresentando por meio do projeto Orquestra Sanfoclássica do “Lapidando Talentos”. Esse projeto inclui aula de violino, canto, coral, acordeon e percursão, com 80 alunos. De acordeon somente eu tenho 50 alunos de todas as idades”.
Pedro Ortaça, um dos precursores da canção missioneira, fechou com chave de ouro o 12º Encontro de Gaiteiros. “Há mais de 60 anos que eu venho cantando esse nosso Rio Grande, não só o Rio Grande, mas levando a música gauchesca para o restante do mundo, porque não se canta música assim só no Rio Grande, Santa Catarina e Paraná também. É uma beleza, fomos muito bem recebidos em outros lugares e percebo que aqui é igual, por que já se percebe no patrão Benito a felicidade de estar nos trazendo pra Campos Novos. O gaúcho não é só aqui no Sul, estivemos no Paraguai, Uruguai, até em Miami tem centro de tradição, então a música gaúcha se mostra como algo de grande valia. Quem leva a vida feliz vive feliz”, destacou Pedro Ortaça.

