Segunda-feira , 11 Dezembro 2017
Home / Saúde / Ação do Novembro Azul confirmada para este sábado em CN

Ação do Novembro Azul confirmada para este sábado em CN

Ação do Novembro Azul confirmada para este sábado em Campos Novos.

Durante este mês de novembro as ações para promover a saúde do homem foram intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campos Novos. Mais uma vez durante a Campanha Mundial Novembro Azul, o atendimento voltado à população masculina recebeu reforços nas unidades de saúde. Tabagismo, alcoolismo, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças sexualmente transmissíveis e câncer da próstata, estão entre os males que mais ameaçam a saúde do homem.

Neste sábado, 25, todas as unidades de saúde do município de Campos Novos vão atender a população das 8h às 12h.

Neste dia, serão realizadas orientações sobre prevenção em saúde, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite, avaliação do câncer de boca, consulta médica e agendamento de PSA para os homens cadastrados na unidade. Lembrando que todos que procurarem a unidade de saúde devem levar CPF, Identidade, Cartão do SUS e a Carteirinha da Família.

Sobre o Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de sensibilização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em forma de alusão à campanha durante este mês, pontos públicos e pontos turísticos em todo o país, são iluminados em azul.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1506 de 23 de novembro de 2017.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *