Cavaleiros fazem mais de 250 km de Campos Novos a Vacaria montados em burros.
Osni José Alves de Carvalho, patrão do Grupo de Cavalgada Caminho dos Tropeiros explica que as paradas são ao anoitecer, para o descanso dos animais. “Os animais até aguentariam mais pelo fato de serem muares, optamos por deixá-los bem”.
Ao chegar ao fim dessa cavalgada de acordo com Luiz Augusto, o objetivo é promover um encontro de tropeiros, já que terão mais grupos que se deslocaram até Vacaria a cavalo. Ele explica também que as paradas já estão planejadas, sendo a primeira em Anita Garibaldi-SC, a segunda em Esmeralda-RS, a terceira fica a 15 km do Parque do Rodeio e a última é no parque mesmo. Osni e Luiz não participarão das provas de Vacaria e os animais irão voltar de caminhão.
Essa é a segunda vez que o grupo faz o percurso, com um tempo estimado de 4 dias para chegar em Vacaria, nesta quinta-feira, portanto, onde acontece entre os dias 27 de janeiro a 04 de fevereiro o 32° Rodeio Internacional de Vacaria.
*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1513 de 25 de janeiro de 2018.
