Vigilância Sanitária Municipal divulga nota sobre larvas encontradas em lanche

Devido à repercussão nas redes sociais sobre fato de larvas encontradas em lanche em uma panificadora da cidade, a Vigilância Sanitária Municipal encaminhou nota à imprensa.

A nota diz o seguinte:

“A Vigilância Sanitária vem por meio do presente documento prestar algumas informações sobre o encontro de larvas de insetos em um lanche comprado em uma panificadora no município de Campos Novos, situação que ganhou repercussão em redes sociais do município. É importante ressaltar que oficialmente a denúncia sobre esta situação não foi repassada para a Vigilância Sanitária, mas alguns detalhes sobre o ocorrido, conforme informações que conseguimos ter acesso, são preocupantes e servem de alerta para consumidores e comerciantes.

Informamos que a panificadora onde supostamente foi registrado o problema nunca havia sido autuada, nunca havíamos recebido nenhuma denúncia ou reclamação sobre o referido estabelecimento e, em todas as inspeções realizadas no local, este sempre encontrava-se em rigoroso asseio e conformidade com as normas de Vigilância Sanitária.

Para confirmar se as larvas encontradas no lanche eram originárias realmente da panificadora, um dos primeiros quesitos seria saber há quanto tempo havia sido comprado o produto e em que condições foi mantido na casa do consumidor. Principalmente caso tenha sido um lanche que fique sem embalagem fechada. Segundo informações que recebemos, a reclamação por parte da consumidora ocorreu dois dias após a compra do produto, dependendo das condições em que o produto ficou armazenado na residência, trata-se de situação que já poderia resultar na colonização por larvas de moscas.

Nem todas as moscas depositam apenas os ovos sobre fontes de alimentos, algumas são vivíparas, depositando diretamente as larvas sobre fontes alimentares, situação, por exemplo, de moscas da família Sarcophagidae que são saprófagas (se alimentam de matéria em decomposição). Outra situação que requer cautela é, se em caso de as larvas serem originárias de moscas que depositam ovos (ovíparas), se o tempo de encontro das larvas coincide com o tempo de incubação necessária para eclosão das larvas desde o dia de produção dos alimentos ou com os dias em que estes estavam no estabelecimento comercial. Desta forma, a análise dos ínstares (estágios) de desenvolvimento em que se encontram as larvas permitiria auxiliar a determinar se a contaminação com os insetos ocorreu antes ou depois de o produto ter saído do estabelecimento produtor.

Em resumo, sem o repasse das informações para a Vigilância Sanitária, e nesta situação, sem a obtenção de informações precisas, as acusações, entre ambas as partes podem ser infundadas. Acabando apenas por ferir a imagem de uma pessoa idônea e que não agiu de má fé.

Sempre que recebemos uma denúncia na Vigilância Sanitária procuramos ter cautela, pois assim como existem situações em que um comerciante age com má índole, o mesmo também pode ocorrer por parte do consumidor ou denunciante. Diversas vezes já recebemos denúncias (algumas falsas) originárias de intrigas entre comerciante e consumidor (as vezes até mesmo pelo fato de o comerciante se recursar a vender fiado), intrigas entre vizinhos ou parentes, etc.

Desta forma, é de extrema importância que as pessoas tenham cautela ao realizar exposições midiáticas exasperadas expondo a si mesmas e estabelecimentos comerciais sem ter certeza absoluta da situação que resultou no fato.

Por Mario Arthur Favretto, fiscal sanitário.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom a respeito do lanche que foi comprado neste estabelecimento foi comprado alguns minutos antes do corrido pois fui eu e meus filhos que fomos comprar quando chegamos em casa minha filha de 11 anos e meu bebê de 3 anos foram tomar café minha filha já tinha mordido o lanche quando ela percebeu que tinha algo se mexendo ela começou a gritar foi ver o que tinha acontecido e ela me mostrou a lanche no mesmo momento fui no estabelicimento pra mostrar o que eu tinha recém comprado a balconista não me falou nada apenas saiu e veio um homem só que ele Dida era que tinha recém assado eu respondi que isso não poderia ter saído do forno por os lanches estavam cheio de larvas com Eu trabalho com comidas sei que as larvas não nascem de um dia PRo outtodos …isso aconteceu na tela feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui