Aprovação do aumento da compensação financeira de usinas poderá beneficiar municípios da AMPLASC

Por 43 votos favoráveis os Senadores aprovaram nesta quarta-feira (11) o projeto que altera os percentuais de distribuição da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos. A decisão afeta diretamente a maioria dos municípios da AMPLASC visto que possuem em seus territórios Usinas Hidrelétricas instaladas.

A votação foi acompanhada por vários prefeitos entre eles, Lucimar Antonio Salmória, de Abdon Batista e também presidente da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagadas (AMUSUH). “Hoje é um dia histórico para a nossa Associação e para as centenas de prefeituras de todo país. Essa aprovação faz justiça com esses municípios que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso país.”

A proposta que veio da Câmara dos Deputados redefine o percentual repassado mensalmente a cerca de 727 municípios brasileiros responsáveis por mais de 60% da geração de energia elétrica do Brasil.

O projeto aprovado reduz o repasse para os Estados de 45% para 25%, transferindo essa diferença para os Municípios, que passam da faixa de 45% para 65%.  Sendo que os 10% repassados á União segue inalterado.

O aumento dos percentuais para os municípios se justifica pela queda na arrecadação depois que a TAR (Tarifa Atualizada de Referência) utilizada no cálculo da compensação financeira foi reduzida  o que afetou os orçamentos dos municípios.

Segundo Lucimar as perdas tem gerado a diminuição de investimentos de programas sociais nas localidades mais afetadas pela construção e funcionamento de hidrelétricas.

O Projeto aprovado com o voto de 43 senadores e apenas uma abstenção, agora segue para o sansão presidencial.

 Saiba Mais:

Foi quase uma década de trabalhos para aprovação desse Projeto (PLC 315/2009). A força política dos prefeitos (as) foi determinante para o avanço da tramitação desta medida no Congresso Nacional.

Atualmente, a legislação (Lei 8.001/1990) define como percentuais de distribuição. Este avanço municipalista irá beneficiar mais de 42 milhões de brasileiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui