O sonho de uma pedagoga que se tornou realidade

Centro Educacional Potencial completa 34 anos.

Com o intuito de dedicar-se à Educação Infantil e como fruto da parceria de Vânia Maria Scapini Lemos com a jornalista Tânia Maria Braga Mafra, o Centro Educacional Potencial nasceu com o nome de “Jardim de Infância Pequeno Príncipe”, inspirado no livro de Saint Exupéry, que tão lindamente retratou a pureza dos sentimentos infantis e sua ânsia por novos conhecimentos.

Desde sua criação, em março de 1984, muitas foram as fases pelas quais a escola passou. Vânia, junto à sua equipe, foi crescendo como profissional e se destacando como gestora. Como boa líder, aquela que motiva, inspira, impulsiona e que faz acontecer, construiu uma grande obra na área da educação. Dos conflitos e desafios diários tirou ensinamentos que garantiram a continuidade do seu projeto em educação.

A escola cresceu, o Pequeno Príncipe amadureceu, acrescentaram-se as séries iniciais do Ensino Fundamental I e, em 2001, as do Ensino Fundamental II, momento em que o nome mudou para Centro Educacional Potencial. Hoje, contando também com a Creche Potencial, a qual atende crianças a partir dos 4 meses de idade, tem sua atuação marcada pela adoção de material de ponta, como os livros do Programa Múltiplo, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e oficinas que garantem a associação da teoria com a prática, o que encanta alunos, família e comunidade.
Em 2017, bem como nos seis anos anteriores, levou a comunidade à reflexão ao trabalhar os temas propostos pela Organização das Nações Unidas: florestas, cooperativismo, água, agricultura familiar, leguminosas e turismo sustentável, os quais culminaram em Feiras do Conhecimento ou Olimpíadas (OLIPOT – Olimpíadas Potencial). Os alunos, sem dúvida, aprendem e agem como multiplicadores do saber em suas famílias e nos grupos sociais de que participam.

O ano de 2018, por sua vez, está sendo um ano de renovação, resultado da parceria de Vânia e seu filho Luís Henrique Scapini Lemos, há dois anos atuando como Diretor Administrativo, cujas decisões resultaram no aumento da carga horária para os alunos da manhã e da tarde, ao se incluir aulas de literatura na grade curricular por meio do projeto Mundo Leitor.

Visando ampliar saberes ao se aliar a Língua Portuguesa às demais disciplinas, o Mundo Leitor faz com que os alunos perpassem de maneira lúdica todas as áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens – com um material produzido em formato de séries, níveis e temas, envolvendo as crianças desde o infantil II até as séries finais do Ensino Fundamental. Segundo a educadora Ana Carolina Haupenthal, responsável pela execução do projeto, são utilizados nas aulas de literatura elementos visuais, virtuais e físicos, tendo como base a educação orgânica para o aprimoramento das competências escritora e leitora.

Além disso, a escola desenvolve o projeto Bate Lata, sob responsabilidade do músico Ismael Pacheco, por meio do qual as crianças (a partir dos quatro anos) são sensibilizadas para a música com o uso de instrumentos feitos a partir de sucata. Para os alunos do 1º ao 9º ano, há aulas de patinação, com a professora Ana Camargo Zen, aulas de futsal, com o educador físico Lucas Eduardo Antunes, aulas de dança, com a professora Mônica Pozzebon e aulas de handebol, com a educadora física Risoní Pereira Dias de Carvalho. Especialmente para a Educação Infantil, há oficinas de musicalização com o músico Rafael Fachin e, para as crianças do Berçário ao Infantil III, há a oficina de Movimento e Dança.

Em busca de proporcionar o que há de melhor, o Centro Educacional Potencial se abre para as mudanças e a renovação, o que permite seu amadurecimento. O amadurecimento é tão notório e consolidou tanto sua história que falar dessa escola sem falar em família seria incorrer no erro.

Uma família que se construiu com afeto e dedicação porque, seguindo o que disse Saint Exupéry, se tornou eternamente responsável por tudo aquilo que cativou.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1523 de 05 de abril de 2018.

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