Ministro do Turismo destaca a importância de SC e dos jornais do interior para o setor nacional

Viníciummertz da Silva aponta a necessidade de internacionalizar e integrar o estado para alavancar a economia no setor do Turismo

Vinícius Lummertz da Silva

O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz da Silva participou do 46º Congresso da Adjori/SC, na manhã deste sábado (9) na mesa-redonda “Para onde caminha Santa Catarina?” juntamente com os presidentes da Adjori/SC, da Fecomércio-SC, da Fiesc, da FCDL/SC e da Fecam.

O ministro concluiu as explanações dos participantes, as quais tiveram como objetivo principal buscar soluções com melhorias para o Estado, e assim para a população catarinense. Seu foco foi na importância da internacionalização e integração do Turismo para a economia de Santa Catarina e os jornais do interior nesse âmbito.

Vinícius, que também já foi correspondente do Jornal O Estado, destacou que Santa Catarina possui um alto capital social, sendo os jornais do interior parte desse contexto. “São jornais construtivos, geradores de capital social”, comentou, parabenizando a iniciativa da Adjori em promover esse debate. “É uma associação que tem sua força diante da comunidade e aqui existe um retorno. Essa iniciativa é tão boa que precisa ser ampliada e repetida, com essa rede poderosa, que tem um contato de confiança com suas comunidades, não só no impresso, como no virtual. A construção de bases para o futuro passa por esse capital social, por essa relação da Adjori e seus associados”, ressaltou o ministro.

Natural de Santa Catarina, ele afirma que o estado é o mais turístico do Brasil, e que precisa ser visto pelo mundo. “É também o mais competitivo do Brasil e já cumpriu duas etapas com a Argentina e o Chile, mas precisa romper barreiras e desenvolver um trabalho com mais países da América Latina. Precisamos mudar o patamar de consumo o ano inteiro, pois temos potencial para atrair consumidores para os produtos catarinenses. Os municípios estão se tornando investidores na parte pública e chamar a iniciativa privada para complementar esses investimentos. Pensar o futuro de Santa Catarina é essencial, porque o mundo está mudando. Há desafios, e estamos trabalhando em todas as direções para desburocratização. Estamos pensando novo, pensando diferente”, apontou.

Na próxima terça-feira (12), Vinícius assinará o acordo firmado entre o Ministério do Turismo com o BNDES, o Prodetur para a liberação de R$ 5 bilhões que serão investidos no setor, tanto públicos quanto privados.

Por fim, o Ministro e os presidentes das entidades e federações assinaram a Carta Compromisso, documento que retrata o que espera-se para o estado e seus 295 municípios nos próximos 30 anos, o qual será entregue à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O 46º Congresso da Adjori/SC e 19º Prêmio Adjori de Jornalismo tem o patrocínio do Sicredi e da Engie.

*Informações: RCN On Line

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui