Acadêmicos de Medicina Veterinária da Unoesc Campos Novos realizam a montagem de esqueletos

Alunos montando um dos esqueletos

Durante os meses de abril, maio e junho, 26 alunos da primeira fase do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Campos Novos participaram da atividade de Montagem de esqueletos de diversas espécies animais. A atividade ocorreu sob a supervisão das professoras Andrea de Oliveira Pinto e Tatiane Martins vinculada ao componente curricular Anatomia I e teve como objetivos proporcionar conhecimento da anatomia, a importância do trabalho coletivo e fornecer material anatômico para estudos de outros alunos do curso.

Para que a montagem acontecesse, os alunos foram divididos em grupos e puderam escolher se iriam montar esqueletos de vaca, coelho, cães ou gatos. Os ossos por sua vez, eram de animais já mortos há no mínimo oito meses, sendo proibida a eutanásia de qualquer espécie para realização do trabalho.
As atividades foram executadas no laboratório de anatomia de Campos Novos, onde os alunos procederam com a preparação dos ossos, secando e envernizando cada peça individualmente. Após esses procedimentos, os ossos foram separados conforme os segmentos anatômicos, com o auxílio de livros. A partir disso foi iniciada a montagem das partes anatômicas (coluna vertebral, cabeça, costelas, esterno, membros torácicos e pélvicos) sendo utilizados diversos materiais como, cola quente, massa de modelar, silicone, parafusos e lacres para a junção separada de cada uma delas que com o auxílio de um suporte foram fixadas originando o esqueleto.
— Essa atividade possibilita o conhecimento aplicado da anatomia, capacidade de organização e troca de experiências entre os integrantes dos grupos. Os alunos realizaram a atividade com muito comprometimento, tornando o aprendizado divertido e responsável — avaliou uma das professoras.
 Para dois dos alunos, que montaram o esqueleto de uma vaca, a dinâmica empregada na atividade foi desafiadora e estimulou o ainda mais o aprendizado.
— Nós tivemos dificuldades com a montagem de algumas peças, como por exemplo, as articulações das costelas com as vértebras, mas vimos que podemos comparar a anatomia do esqueleto com montagens de peças de “Lego” na qual todas apresentam um perfeito encaixe que possibilita inclusive a movimentação após a montagem — comentou o acadêmico Ricardo Antônio Frizon.
— Agradecemos muito pela chance de estudar a anatomia de uma forma diferente, prática e divertida, pois conforme íamos articulando os ossos, buscávamos as informações nos livros e aplicávamos o conhecimento na prática, dividindo conhecimento e opiniões com o grupo — afirmou o acadêmico Marcelo Gastão Boff Jacomel.
*Informações e fotos: Comunicação/Unoesc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui