Em retrospectiva a diretora da entidade reflete sobre o trabalho desenvolvido e sobre as conquistas.
Tendo em vista a preocupação com os autistas, Vera colocou como meta fazer de 2019 um ano de organização e capacitações dos profissionais para prepara-los para atender os usuários da melhor forma possível. “Em 2019 o objetivo era arrumar a casa e capacitar toda a equipe, desde técnica até a pedagógica, e os funcionários. Com o apoio da Administração Municipal, através do Marco Regulatório, conseguimos proporcionar essa capacitação. O que tem de mais atual nos atendimentos de autismo a AMA Campos Novos tem uma equipe capacitada na instituição. Encaminhamos 8 funcionários para a Ande Brasil, aonde tiveram um curso voltado a equoterapia. Voltaram com conhecimento teórico e prático para aplicar no centro. Ainda esse ano foi encaminhada uma equipe de professores e psicólogas para realizar um curso de capacitação voltado ao Programa de Atendimento Direcionado (PAD), que trabalha a questão comportamental dos autistas até os 8 anos. A Ama está muito feliz com a equipe que atua e pelos resultados que temos”, ressaltou.
Paralelo a isso, a AMA também conseguiu captar 100% dos recursos para a construção do centro, e logo o projeto será executado. “O ano de 2019 foi maravilhoso, avançamos muito enquanto instituição, atingimos metas que estávamos há anos tentando atingir e não conseguíamos. Muitas portas se abriram. Iniciamos o ano com 100% do valor captado através do imposto de renda para a construção do centro. Estávamos a 3 anos tramitando um projeto via Pronas, e agora no final de 2019 foi aprovado. O projeto Pronas da Ama de Campos Novos é voltado para a estruturação e manutenção do centro por um ano. No dia 4 já tínhamos 100% do valor captado com empresas parceiras da AMA. Iniciamos e encerramos o ano com muitas notícias boas e ações concluídas”, comemorou.
Vera afiram que o trabalho da AMA é de extrema importância para ajudar os autistas a se desenvolverem na sociedade, e esse assunto é ainda mais urgente devido o número de autistas estar aumentando. “Nosso trabalho é voltado para o transtorno do espectro autista, que é uma demanda crescente, cada dia temos que atualizar os números de matricula, não sabemos a causa e o porquê de tantos casos, mas a cada dia mais pessoas nos procuram para ser atendidas”, comentou a diretora. Vera vê ainda que a atuação da AMA tem ajudado a disseminar informações que esclarecem e desmitificam conceitos sobre o autismo, inclusive tem servido como alerta para pais. “Divulgamos ao máximo o que é o autismo, temos nosso trabalho reconhecido pelas pessoas, como nossos eventos azuis. Disseminamos muito esse tema para que as pessoas tenham conhecimento sobre isso. Percebemos que devido a isso, alguns pais que tem observado sinais diferentes no desenvolvimento dos filhos e já levam a Ama em busca de ajuda. Isso os conscientiza sobre a preocupação em observar mais os filhos e a acabar com o preconceito”, declara.
Para 2020, Vera está com muitos planos, e logo no inicio muitas mudanças irão acontecer. Para atender mais alunos, afinal a lista de espera conta com 32 crianças, a AMA irá se mudar para um local maior que comporte a parte clínica de reabilitação, a parte pedagógica, atendimento as famílias e o administrativo. Outra grande novidade é a captação de recursos para a construção da sede própria. “A Ama entrou em consenso com a Prefeitura para fazer uma nova campanha de captação de recurso. Já inserimos os projetos conforme o edital do CMDCA, já iniciamos a captação de recursos, já temos empresas doadoras, e queremos dar continuidade ao nosso antigo desejo de construir uma sede no mesmo local que funcionará o Centro de Equoterapia”, finalizou Vera.
*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1608 de 12 de dezembro de 2019.
