Planejamento orçamentário para Pessoa Física

Nas empresas usamos várias formas e ferramentas para fazer a gestão do negócio, para que seja controlada e sendo bem sucedida, podendo atingir os objetivos da mesma.
Mas alguns destes modelos de gestão podem ser usados para as famílias, para as pessoas físicas em si, que querem atingir uma vida financeira boa.

Hoje vamos falar sobre umas delas, que é o planejamento orçamentário, que nada mais é do que planejar os recebimentos, despesas e investimentos do futuro.

Você empresário, que tem retirada mensal fixa (pró-labore), que leva a contabilidade em dia da empresa, já sabe quanto pode estipular este salário ou pelo que tirou ano passado, e você que é empregado CLT que tem recebimento de salário (+ benefícios) já sabe quanto vai receber durante o ano, vão anotar o que tem de receita e colocarem o que tem de despesas fixa e o que planejam gastar, economizar, investir etc.
Este planejamento vai depender dos seus objetivos, o que você quer pro seu futuro.

“Antecipando” este futuro, no planejamento orçamentário, você consegue criar cenários, bons e ruins, e em cima disso se preparar para tomar decisões que não sejam precipitadas, pois na maioria das vezes elas podem atrasar ou acabar com seus sonhos.

Dentro deste planejamento, um dos principais fatos a se anotar é o orçamento EMERGENCIAL, que nada mais é do que deixar um dinheiro guardado para as emergências. Este valor emergencial deve ser guardado um valor referente de 3 a 6 meses de gastos vitais, que são aqueles necessários para sobreviver, isso pra quem trabalha de CLT porque sendo mandado embora tem o seguro-desemprego para ajudar nas despesas, e para empresários, indico ter no mínimo um ano de dinheiro guardado para pagar estas despesas vitais. Lembrando que isso é uma tese minha, através de estudos e experiências, então se a pessoa quiser guardar mais, melhor ainda.

Planejamento orçamentário como se planeja o futuro, não pode ser feito em ilusões, e sim com base que tenham condições de fazer ou concretizar.

Planejamentos tem que ser acompanhados, para ver se o que foi planejado está sendo feito, e se não estiver, tomar as decisões de mudanças para não perder o foco.

A dica de hoje é que as famílias tirem um tempo no início do ano para fazer este planejamento orçamentário e que a cada mês ele seja revisado para ver se o que foi orçado está dentro do objetivo.

Se você tem alguma dúvida ou deseje ter um auxílio por nossos profissionais, entre em contato com nossas redes sociais que iremos lhe atender. Bom início de ano!!

Por: Thiago W. Fagundes, Contador
RP: CRC/SC: 041884-O
FG Contabilidade Consultiva
(49) 3541-2462

*Coluna ‘Contabilidade Consultiva’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1659 de 14 de janeiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui