Hospital Dr. José Athanázio zera número de internados no mesmo dia que habilita leitos UTI no Ministério da Saúde

O Hospital Dr. José Athanázio zerou nesta quinta (05) os internamentos na Ala Covid-19, a informação foi repassada a imprensa pelo diretor do hospital, Vinicius Serena e confirmado no boletim divulgado pela unidade de saúde nesta quinta-feira, onde não há pacientes internados na Ala Covid-19.

O fato aconteceu no mesmo dia que o hospital conseguiu a habilitação dos 10 leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde, a liberação de R$ 480 mil será usada para custeio de despesas da instituição.

Na portaria 1.816 do Ministério da Saúde está descrito: “Autoriza, em caráter excepcional e temporário, leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento exclusivo dos pacientes COVID-19 e estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (COVID-19)”.

As despesas correspondem ao mês de julho/2021, os recursos do ministério serão transferidos aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde, a portaria foi assinada no dia 3 de agosto.

Sobre a habilitação o administrador-geral, Vinicius Serena, comentou que a instituição já teve acesso à portaria. “Esses recursos possibilitarão que o HJA cubra parte das despesas que teve com o atendimento dos pacientes da Ala Covid, além disso o nosso requerimento foi feito há 45 dias atrás e nós já estamos fazendo atendimento de UTI Covid-19, já há seis meses, após esse resultado teremos esse recurso e ficamos felizes com esse resultado, um trabalho de organização e encaminhamentos”.

A UTI geral será inaugurada dia 03 de setembro junto aos equipamentos e novos serviços que o hospital pretende prestar.

A ala foi aberta em março, foram 17 meses com ocupação, sendo 14 meses de ocupação real, somente em 2021 houve 506 pacientes internados na unidade até agora, a média de dias de internação é de 07 a 8 dias, ou seja alta duração.

O diretor destacou que a pressão e o sistema foi um momento intenso e com dificuldades, esse momento sem internações é importante devido a redução desde o mês de julho e agora coincidiu com o fechamento do centro de triagem.

Vinícius comentou que esses resultados são do avanço da vacinação, mas destacou que o próximo desafio é o retorno das cirurgias eletivas. O Centro de Triagem não foi desmontado completamente, foi mantido uma estrutura mínima, a ala Covid foi também diminuída.

Atualmente todas as estruturas serão remanejadas para a UTI, que ainda demanda de organização e deve ser inaugurada em breve, a portaria vem ao encontro de suprir os gastos. Campos Novos teve no total 80 pacientes intubados, estes geraram 411 diárias e de material e medicamento o hospital chegou a gastar 2 mil reais ao dia, sem parte profissional e exames laboratoriais.

O hospital investiu em insumos, oxigênio e equipamentos para atender todas as pessoas que precisaram na pandemia e conseguir salvar as pessoas.

Na Amplasc foram registradas 193 mortes por Covid-19 ou em decorrência da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui