Dia Mundial da Água: Uma data para ser lembrada todos os dias

Há 32 anos, no dia 22 de março de 1992, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se preservar esse tão importante recurso que é essencial em nossas vidas.
Apesar de sabermos a importância que a água tem para a vida, ela é tratada como algo finito, desprezível e inesgotável. O que é de extrema urgência que essa visão seja mudada, pois, o uso irracional da água e os altos índices de poluição hídrica tem causado impactos ambientais graves na natureza, além do desmatamento, queimadas, degradação do solo e perca da biodiversidade, que juntando todos esses fatores tem sido extremamente prejudiciais ao nosso planeta.

Grande parte da população mundial sofre escassez de água

Segundo dados, atualmente, aproximadamente 3,6 bilhões de pessoas no mundo já sofrem com a escassez de água e esse número pode ultrapassar 5 bilhões até 2050. As secas já causaram quase 30% dos desastres climáticos pelo mundo.

Preservação todos os dias

Neste dia simbólico, a preocupação com a preservação da água é evidenciada, porém isso deveria fazer parte do cotidiano das pessoas, já que a água está presente diariamente em nossas vidas, seja para a higiene, preparação de alimentos ou até mesmo para se gerar energia, é essencial que a sua preservação também esteja em pauta no dia a dia.

A falta desse cuidado, infelizmente é tardio, como forma de desespero quando é decretado, por exemplo, uma situação de crise hídrica, racionamento ou fase de escassez. Somente nesse momento, quando falta, ou quando está quase faltando é que damos valor.

Que possamos ser conscientes e preservar esse bem tão precioso todos os dias, pois na realidade, infelizmente muitos seres humanos e animais não acesso a esse bem fundamental para a vida.

Por: Lilian de Lima Ferreira, Jornalista

*Editorial, publicado no Jornal O Celeiro, Edição 1821 de 21 de março de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui