Nesta última segunda-feira (11), o Deputado Federal Pedro Uczai, anunciou as três cidades do estado que receberão unidades do Instituto Federal, ao todo oito cidades concorriam para ‘ganhar’ a estrutura, mas neste primeiro momento, somente três foram contempladas.
Dentro disso, foi efetuado a confirmação da vinda de um Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Campos Novos.
As outras cidades atendidas, foram Mafra e Tijucas.
O anúncio foi integrante da primeira leva de Instituições do Governo Federal em todo Brasil. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, é a que propõe a expansão da rede de institutos federais.
Nesse quesito a unidade de Campos Novos, terá uma extensão em Capinzal.
O anúncio foi recebido por muitos com ‘ceticismo’, por muitos que não acreditam na vinda e no investimento, mesmo o prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, estando em Brasília para falar com o Presidente, Lula sobre o investimento.
Mesmo assim, é sim, uma grande conquista, já que no passado a mobilização foi efetuada, mas por decisão da administração da época, não foi realizada, por não se chegar a um acordo.
O movimento retomou a discussão em agosto, com uma Audiência Pública discutindo a implantação de Instituto Federal em Campos Novos, o Deputado Pedro Uczai (PT), é o principal engajador do processo e falou nesta semana a imprensa que mesmo com a mobilização efetuada por ele e não realizada no passado, via ainda a necessidade da região do investimento.
Vale acrescentar que o Governo Federal, parece que vem ‘acordando’, no quesito investimentos. No início de março, anunciou, o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções 2023, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.
As 16 modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R$ 23 bilhões em investimentos.
No total, foram selecionados 6.778 obras e equipamentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros.
O município de Campos Novos foi contemplado com investimentos nas áreas de Saúde e de Educação, com a destinação de um ônibus para o transporte escolar, a construção de uma Unidade Básica de Saúde estimada em R$ 2 milhões e uma Unidade Odontológica Móvel.
Independentemente quem governa, os municípios precisam de investimentos FEDERAIS, e isso não se via há algum tempo, ‘antes tarde do que nunca’, é sim necessário olhar mais e mais para a ponta, de onde vem o voto.
Por: Wilhiam Peretti – Diretor do Jornal O Celeiro
*Edital, publicado no Jornal O Celeiro, Edição 1820 de 14 de março de 2024.