Eleições municipais: Uma importante etapa da democracia

Nesse ano, teremos eleições municipais, momento em que novos representantes dos poderes Executivo e Legislativo serão escolhidos em mais de cinco mil cidades, com mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores por todo o país.

As eleições são regulamentadas pelo Calendário Eleitoral, e durante o dia 07 de março a 5 de abril, esteve na chamada Janela Partidária, período este em que vereadores em exercício poderiam trocar de partido para concorrerem as eleições sem perderem o atual mandato.

Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 pode ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição. 6 de abril também foi a data limite para que os partidos políticos e federações que queiram participar das Eleições 2024 registrassem, no TSE, os respectivos estatutos.

No âmbito do município, é possível participar mais ativamente da democracia devido à proximidade entre os cidadãos e os gestores públicos, sendo mais fácil acompanhar e cobrar a aplicação das leis e politicas públicas, as quais muitas delas são aplicadas exclusivamente dentro dos limites do município, tendo autonomia para isso.

Mas, contudo, temos os dois lados da moeda, da mesma forma que essa proximidade facilita o acompanhamento de como os trabalhos estão realizados, além de analisar as propostas elaboradas durante a campanha, infelizmente a corrupção através da compra de votos pode ser facilitada, devido esse conhecimento entre as partes, muitos casos de “troca de favores” pelo voto do eleitor podem ocorrer.

Infelizmente, nos deparamos nessas “épocas de eleições”, com os mais variados tipos de favores e benefícios ofertados como: Oferta de materiais de construção, cesta básica, viagens, gasolina, valores em espécie e até mesmo casos em que próteses dentárias são pagas. Tudo isso configura um grave crime eleitoral praticado pelo candidato, o que nos leva a crer que se durante a campanha tamanhos atos de corrupção foram praticados, maiores ainda serão realizados caso assuma o cargo e “esteja no poder”.

Por isso é fundamental que os eleitores e eleitoras estejam preparados para tomares boas decisões, realizando pesquisas sobre os candidatos e também sobre o importante papel de que cada um tem nesse importante processo democrático, pois como citado anteriormente, devido à proximidade entre as partes nas eleições municipais, as escolhas refletem diretamente na qualidade de vida dos munícipes, por isso ainda mais é necessário que seja realizado uma escolha consciente e principalmente de uma forma limpa e justa, não compactuando com tamanhas atrocidades realizados em atos de corrupção como aqui já citados.

Por: Lilian de Lima Ferreira, Jornalista

*Editorial publicado no Jornal O Celeiro, Edição 1825 de 18 de abril de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui