Segue nesta edição a série de entrevistas com o tema: “O que Campos Novos precisa”?
A entrevista é formada por oito perguntas, com o objetivo de saber a opinião de personalidades políticas, sobre o que é necessário para o progresso da cidade.
O entrevistado desta semana é Silvio Alexandre Zancanaro.
ENTREVISTA
- Jornal O Celeiro: Após completar 143 anos, você acredita que Campos Novos evoluiu? Qual setor você acredita que teve a maior evolução?
Zancanaro: Nos últimos anos Campos Novos vem se destacando em diversos setores a nível estadual e nacional, os números comprovam isso, no setor público, destaco hoje a saúde, principalmente em relação ao nosso Hospital, conseguimos evoluir no mínimo 30 anos nos últimos 5 anos. O sonho da UTI que até então não existia, mas principalmente a repaginação do cenário de Campos Novos, pois saímos de um hospital inoperante para ser uma referência na região e para o Estado. Nossa secretaria de saúde conseguiu zerar diversas demandas junto ao Estado e com a criação de novos programas que vieram ao encontro da comunidade. Citando outras áreas que também tiveram crescimento como a educação, esporte e lazer. No desenvolvimento econômico do município, deixou de ter apenas como referencia a Usina Hidrelétrica, mas passou a contar com a vinda de grandes empresas como a BRF, além do aumento da produção de grãos e o crescimento das cooperativas.
- O Celeiro: Avaliando as administrações anteriores e prefeitos, cite projetos que na sua opinião fizeram a diferença.
Zancanaro: Cito os projetos recentes, o Agiliza modificou muito o formato da prestação de serviços e a transparência para a população, o Saúde do Trabalhador que foi ao encontro da comunidade e dos trabalhadores, Creche 12 meses que deu a possibilidade dos pais principalmente no período de férias deixarem seus filhos, Mãe Camponovense cuidando das gestantes, Bolsa Atleta no esporte, o Georeferenciamento da área Urbana e Rural o qual triplicou a qualidade do cadastrado dos imóveis, Implantação do Aprende Brasil na Educação com a Rede Positivo é um destaque com indicadores a nível nacional, hoje Campos Novos segue com um dos PIBs em educação com destaque em Santa Catarina, além do Programa de Sustentabilidade (Central da Compostagem, Troca de Lâmpadas a LED, Containers e Caçambas de entulho).
- O Celeiro: Campos Novos tem grande potencial o AGRONEGÓCIO, na sua opinião, a Administração Municipal tem focado em investimentos nesse setor? Quais são os avanços ou investimentos ainda necessários?
Zancanaro: O investimento sempre é continuo, nos últimos anos eu vejo um crescimento na infraestrutura, nós inovamos com a agulha mento nas estradas vicinais, que foi a questão de não somente o cascalho, mas também o alargamento das estradas e pedras britas. Melhoramento genético que também ocorreu com inseminação artificial e a profissionalização das cooperativas, não somente na questão dos grãos, das sementes, mas também na área bovina e aviários que ocorreu um salto qualitativo muito grande, e essa profissionalização fez com que o município se destaque a nível estadual e nacional. A nível de estado por exemplo, 56% das sementes que são produzidas em Santa Catarina são aqui de Campos Novos, além de ser um dos três maiores produtores de ovos dentro do estado, então temos vários títulos que possuímos dentro do agronegócio.
- O Celeiro: Quais setores você considera os mais FORTES de Campos Novos e o que seria necessário para fortalecer ainda mais?
Zancanaro: O setor principal é o agronegócio, ele precisa de investimento continuo, nós iniciamos com o asfalto no interior e ele precisa se expandir para fazer a interligação das comunidades com a cidade. A mão de obra qualificada nós precisamos ainda melhorar, principalmente com a tecnificação das lavouras para reter os talentos dentro de Campos Novos, agregando valor a matéria prima que temos disponível por aqui, hoje em dia produzimos e mandamos muito pra fora e se conseguíssemos industrializar, nós agregaríamos valor e estaríamos comercializando com outro patamar de comércio, eu vejo que esse é o ponto principal. O poder público pode auxiliar em liberações, criando e acelerando projetos.
- O Celeiro: Qual setor você considera o mais FRACO e que necessita de INVESTIMENTO URGENTE? o que seria necessário para alavancar este setor?
Zancanaro: Destaco o lazer e o turismo, são setores que precisamos ter um olhar diferenciado, temos potencial enorme de explorarmos, porém vejo que se espera muito do poder público e o setor privado fica estacionado. O que precisa para evoluirmos nessa parte é a liberação de programas com parcerias públicas privadas, essa é uma iniciativa que funciona muito bem em outros municípios, como em Balneário Camboriú por exemplo, nos últimos anos tem recebido muitos investimentos privados para explorar espaços públicos, isso nós precisamos evoluir, a nossa legislação precisa ser evoluída, infelizmente a alguns anos teve a iniciativa do Poder Executivo, mas o Legislativo entendeu que não seria produtivo e acabou não liberando as parcerias públicas e privadas no município.
- O Celeiro: O que você sente que funciona em Campos Novos? E o que não funciona?
Zancanaro: O Sistema de Cooperativismo, associativismo e empreendedorismo funcionam muito bem. O que não funciona é as pessoas não acreditarem em Campos Novos, se nós tivéssemos essa concepção do trabalho coletivo em prol do município acho que nós iriamos conseguir alavancar ainda mais todos os projetos. Nós temos aqui referências de empresas e de profissionais e de produtos que são daqui e muitas vezes não conhecemos e não valorizamos quando é conhecido.
- O Celeiro: Além do AGRONEGÓCIO, que é o principal, quais outros ramos você acha que merecia mais incentivo? O turismo, cultura e lazer por exemplo, são áreas que poderiam ser mais exploradas?
Zancanaro: Um outro fator que nós precisaríamos evoluir, seria a criação de um corredor industrial de possibilidades de empresas se instalarem aqui com e-commerce, com um porto seco em virtude do entroncamento de BRs, para isso precisaríamos expandir os espaços próximos as BRs, precisando dessa evolução, hoje esses espaços são produtivos, porém haveria a necessidade de nós industrializarmos esses espaços.
- O Celeiro: O município tem um grande número de arrecadação, como acha que o Poder Público deveria aplicar uma forma melhor para garantir o bem-estar da população?
Zancanaro: Campos Novos hoje é a 16º economia de Santa Catarina, isso é um fator muito positivo para um município que vem se desenvolvendo nos últimos 20 anos, com saltos qualitativos muito expressivos. Uma população que possui uma das maiores pontuações na educação, que possui na sua saúde estrutura e atendimentos a três vezes a população do município em apenas um ano, que tem atividades extras no esporte e na cultura para seus jovens, tem que dar continuidade aos programas, realizar e conceder parcerias público privado em diversos setores, profissionalizando os atendimentos e mantendo as eficiências básicas do setor público. Lembrando que é o 3º maior município em extensão territorial de Santa Catarina, precisa buscar uma infraestrutura adequada para escoamento da produção e interligação das comunidades no interior. Além de que precisamos urgente ter representativa de política a nível estadual e federal para atrairmos novas oportunidades para nosso município.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1825 de 18 de abril de 2024.