Projeto chega a Campos Novos/SC, com oficinas que acontecem de abril a junho.
Objetivo das oficinas gratuitas de artes cênicas é de ensinar técnicas artísticas e pedagógicas, para auxiliar na busca do primeiro emprego
A EEB Coronel Gasparino Zorzi e EEB Professor José Faria Neto, em Campos Novos/SC, recebem entre abril e junho as oficinas do projeto “Profissionais do Amanhã”, com o intuito de auxiliar os jovens na busca do primeiro emprego.
Segundo dados do IBGE, o Brasil fechou 2023 com taxa média de desemprego de 7,8%, portanto, esse ainda é um assunto recorrente no país, além de ser uma pauta de constantes discussões e projetos de lei.
Com o objetivo de contribuir com o tema, o projeto “Profissionais do Amanhã” vai realizar oficinas gratuitas de artes cênicas para jovens alunos, que estão prestes a entrar no mercado de trabalho.
Os jovens aprenderão técnicas artísticas e pedagógicas, a fim de auxiliar na busca do primeiro emprego, bem como ensinar a lidar com as diversas situações dessa etapa.
As atividades serão desenvolvidas durante 3 meses com cada turma, trabalhando a auto expressão, escuta, trabalho coletivo, proatividade e sensibilidade. No fim das oficinas, nos dias 26 e 27 de junho, os alunos realizarão um espetáculo teatral aberto para a comunidade, como conclusão dessa formação.
Oficinas
Serão realizadas 10 oficinas de artes cênicas, para grupos com até 30 jovens, com duração de 90 minutos cada. Nessa oficinas, serão aplicadas algumas técnicas, como: comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. O projeto é indicado para jovens alunos, com idades entre 13 e 17 anos.
“Este projeto, composto por dez oficinas de atuação, concentra-se em proporcionar habilidades cruciais para o sucesso profissional, enquanto visa remover barreiras como a timidez, promovendo a desenvoltura e confiança necessárias para enfrentar os desafios do mundo corporativo”, explica Iberê Pereira, coordenador das oficinas.
“A metodologia do projeto ‘Profissionais do Amanhã’ se diferencia ao integrar práticas teatrais como instrumento pedagógico, uma abordagem única que tem se mostrado eficaz em outras iniciativas semelhantes. O uso do teatro não apenas contribui para a expressão artística dos alunos, mas também aprimora suas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe”, complementa Iberê.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Profissionais do Amanhã” tem a produção da Sancell Produções, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio da Enercan e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
*INFO: Isabelle Mancini - Vira Comunicação