Ícone do site Jornal O Celeiro

Grupo de Cooperação ‘Passo do Pontão’ completa 05 anos

Em 29 de novembro de 2019 no Salão Comunitário da Encruzilhada, interior de Campos Novos, foi lançado oficialmente o Grupo de Cooperação do resgate histórico e cultural do tropeirismo na região, na qual definiu-se como o IV Caminho Real Nacional das tropas denominado “Passo do Pontão SC/RS”.

A iniciativa do casal Dirceu e Terezinha Carneiro conquistou apoiadores sendo, moradores, simpatizantes pela causa, políticos e entidades. A AMPLASC acolheu a temática incluindo-a no Plano Regional de Turismo.

Mais de 40 integrantes compõe o Grupo que utiliza plataforma digital como fórum de discussões, além de reuniões presenciais com pesquisas e estudos que comprovam a importância do movimento tropeiro nas regiões do Planalto Sul Catarinense e Nordeste Gaúcho.

Ao completar 5 anos de estudos exaltamos algumas conquistas:

As ações solidárias futuras para o desenvolvimento do projeto contemplam:

  1. Memorial Virtual “Passo do Pontão SC/RS”;
  2. Celebração de 30 anos da ponte interestadual da integração (Campos Novos/SC- Barracão/RS);
  3. Sinalização turística da rota tropeira;
  4. Reconhecimento Nacional do Marco Zero do Rio Uruguai (encontro Rio Canoas com Rio Pelotas);

“É raro um grupo resistir tanto tempo. Somos o único projeto do Plano Regional de Turismo que persistiu”, avalia a socióloga Terezinha.

Segundo ela, há um potencial cultural e turístico grande a ser desenvolvido por meio de políticas públicas.

“Nossa esperança é dar continuidade oficial às conquistas do nosso grupo. Visto que cumprimos com a missão original de estudar e divulgar nossa história”, destacou.

Para alavancar as próximas ações do projeto, o Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, ressalta que no ano vindouro devem ser alinhadas cooperações com as demais associações: AMURC, AMMOC E AMUNOR, além de entidades como EPAGRI e EMATER e colaboração do Instituto Humaniza.

*INFO: ASCOM-AMPLASC
Sair da versão mobile