O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Em Campos Novos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza a campanha há três anos, desde o ano em que foi fundada, em 2013, pelo Núcleo Feminino Copercampos. O intuito é de promover uma programação para chamar atenção da importância do diagnóstico precoce e ao mesmo tempo incentivar a troca de experiência para uma melhor qualidade de vida. No município, a campanha também alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.
Confira na imagem, a programação completa do Outubro Rosa.
