Ícone do site Jornal O Celeiro

Feira da Primavera está com inscrições abertas

Evento é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos e está na sua 28ª Edição.

Fernando Rosar

Está marcada para 16 de setembro no Parque de Exposições Leônidas Rupp, a 28ª Edição da Feira da Primavera. O evento pecuário já tem inscrições abertas no Sindicato Rural de Campos Novos, seguindo até o final do mês de agosto ou enquanto houver espaço nas mangueiras.

O presidente do Sindicato Rural, Fernando Rosar, alerta aos produtores para os exames sanitários. “As inscrições para o nosso leilão já estão abertas no Sindicato Rural, alertamos sempre para os exames sanitários que são necessários, principalmente nesses animais deste segundo semestre que são de mais idade, então todos acima de 10 meses há necessidade de exames de tuberculose e brucelose. Os produtores devem procurar seus veterinários e providenciar os exames em seus animais, em função do tempo que demora para que saiam os resultados. As inscrições ficam abertas até encerrar nossas mangueiras, mas estamos trabalhando com a data limite do final do mês de agosto para que possamos ter um número de divulgação de animais”. Fernando salientou também que a feira terá amplo financiamento bancário, por meio das instituições Banco do Brasil, Sicoob e Sicredi.

Sobre a realização do Leilão Destaques Angus, realizado no sábado, 12 de agosto, promovido pelo criador Nelson Serpa, proprietário da Fazenda Renascença de Vargem, o presidente do Sindicato Rural afirmou que foi mais um evento que marca a retomada das grandes feiras no Parque de Exposições Leônidas Rupp. “Sempre fui um entusiasta e todos os pecuaristas contribuíram para chegarmos novamente ao momento que estamos vivendo. O leilão Destaques Angus realizado no Parque de Exposições foi um presente para Campos Novos. Um belo leilão que influencia e muito na pecuária catarinense. Mais um evento particular realizado no nosso parque, aumentando ainda mais nossa responsabilidade como entidade apoiadora e fomentadora da pecuária. Temos muito espaço para crescer, inclusive em conversa com o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Airton Spies, falávamos do potencial da pecuária catarinense”.

Projeto Especial de Apoio à Aquisição de Reprodutores Bovinos de Raças de Corte

Airton Spies

O grande segredo para aumentar a qualidade do rebanho catarinense está no melhoramento genético dos bovinos. Atenta à demanda dos produtores rurais, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca criou o Projeto Especial de Apoio à Aquisição de Reprodutores Bovinos de Raças de Corte, que oferece financiamentos para que os produtores rurais possam investir no seu rebanho.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Airton Spies, presente em Campos Novos no final de semana, falou sobre o lançamento do projeto de financiamento para aquisição de reprodutores. “Acabamos de lançar o programa para aquisição de touros, em que os produtores que tem uma renda de até R$ 360 mil por ano, poderão financiar touros até R$ 20 mil e vão pagar isso para o nosso Fundo de Desenvolvimento Rural em até 5 anos, com juro zero”.

Para Spies, o projeto beneficia diretamente o pequeno produtor. “É uma grande oportunidade para o pequeno produtor que talvez não tenha o recurso ou que pode acessar no banco. Ele vai acessar diretamente no nosso Fundo de Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura. Para isso o produtor deve procurar a Epagri, verificar o enquadramento e imediatamente ele poderá solicitar o seu crédito, que será depositado em sua conta e ele irá adquirir os seus touros”.

Para acessar o programa não há a necessidade do enquadramento no Pronaf. O projeto é destinado somente para animais PO ou PC, com documento definitivo, machos ou fêmeas. Spies afirma ainda que o programa vai possibilitar que o produtor substitua seus animais por outros melhores na pequena propriedade rural. “Nós ainda temos muitos animais em pequenas propriedades que precisariam ser substituídos, com um melhoramento genético urgente. Então podemos transpor a tecnologia adotada pelos grandes produtores, nivelando para cima a nossa produtividade. Esse é o objetivo do programa de melhoramento genético”, concluiu.

*Reportagem publicada na Edição 1492 de 17 de agosto de 2017.

Sair da versão mobile