Ações são anunciadas pela Secretária de Assistência Social de Campos Novos, com parceria de outras entidades.

Uma campanha de sensibilização junto ao comércio em Campos Novos, será lançada em 21 de março, durante um café da manhã, marcado para as 08hs no auditório da CDL/ACIRCAN. O objetivo é sensibilizar comerciantes para o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebida alcóolica e o fornecimento de cigarro para menores de 18 anos.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e uma reunião foi realizada na manhã da última quinta-feira, 23 de fevereiro, com a participação de representantes de outros órgãos e entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas, Conselho Municipal Antidrogas – COMAD, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, Polícia Militar, do Programação de Educação e Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, CRAS, CREAS e Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo.
A Secretária Municipal de Assistência Social Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, falou sobre a iniciativa. “Verificando o contexto da cidade, visualizamos que seria interessante iniciarmos uma campanha de conscientização sobre o consumo de bebida alcóolica e cigarro por menores de 18 anos. Porém, analisando juntamente com os demais representantes de entidades, verificamos que inúmeras campanhas já foram realizadas junto às crianças e adolescentes. Então pensamos em mudar o viés com a conscientização dos comerciantes. Vamos iniciar um trabalho com os comerciantes e já os convidamos para um café da manhã junto ao auditório da ACIRCAN/CDL no dia 21 de março, para um bate papo e esclarecimento a respeito da legislação. Apesar de que a lei é pública, considero importante como poder público fazermos um esclarecimento a respeito disso”, informou Celina.
Com o trabalho de orientação e sensibilização dos representantes do comércio, a Secretária observa que é mais um que fiscaliza “esta atitude ilícita”, declarou. Celina Manfroi Cassiano Barros considera ainda que o consumo de álcool e cigarros por menores incentiva a outras drogas e situações de violência. “Então a nossa ideia é essa, barramos este consumo no início. Uma pesquisa do IBGE mostra que o consumo de álcool de 2012 a 2015 cresceu e casos de embriagues entre esses jovens também aumentaram. 55% dos jovens relataram em 2015 terem ingerido pelo menos uma dose de bebida alcóolica, proporção superior a 2012. A pesquisa mostra também que tanto em 2012, quanto em 2015, um em cada cinco jovens tiveram pelo menos um episódio de embriagues, isso é auto declaratório. E os que não declararam”?, observou a Secretária.
Após a sensibilização, a proposta é ampliar as ações, por meio da fiscalização do cumprimento da lei de proibição da venda de bebida alcóolica a menores e incentivar atividades ligadas ao esporte, oferecendo outras alternativas a este público. “A ideia é iniciar com este trabalho de conscientização e depois nós passarmos para outras ações, mais conexas, que tragam esporte, atividades dentro de escolas. Também futuramente temos a pretensão de criarmos uma escola piloto em ações voltadas ao incentivo ao esporte. Então imagino que é por aí, fortalecendo o que já existe e oferecendo atividades de finais de semana tanto na cidade, quanto no interior, a fim de ampliar este leque preventivo. É uma campanha de continuidade, não fica apenas numa reunião”, garantiu Secretária Celina.
A Secretária considera ainda que o consumo de bebida alcóolica em Campos Novos ainda é uma atitude cultural, passa de pai para filho. Em março a campanha junto ao comércio será de sensibilização, após este período o intuito é intensificar a fiscalização.
CDL apoia campanha
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Campos Novos, Lucas Cesa, apoia a proposta. “Então a venda está totalmente relacionada ao comerciante, ao empresário. Com certeza a gente sabe que a venda de bebida alcóolica a menores reduziu muito ao longo dos últimos anos, mas ainda é uma realidade. Então vamos trabalhar uma campanha em conjunto e desenvolvermos as ações para coibir, diminuir a venda de bebida alcóolica para menores. Então é importante que os comerciantes participem do café da manhã no dia 21 de março, porque as ações que forem definidas terão que ser cumpridas”, afirmou.
A sensibilização dos pais também é considerada imprescindível para o sucesso da campanha, considerou o presidente da CDL.
*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1468 de 02 de Março de 2017.


