Sábado , 25 Novembro 2017
Home / Saúde / Novembro Azul terá ações em Campos Novos

Novembro Azul terá ações em Campos Novos

Além do combate e prevenção ao câncer de próstata, campanha busca sensibilizar para cuidados com a saúde do homem.

Neste mês de novembro as ações para promover a saúde do homem serão intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campos Novos. Mais uma vez durante a Campanha Mundial Novembro Azul, o atendimento voltado à população masculina recebe reforço nas unidades de saúde. Tabagismo, alcoolismo, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças sexualmente transmissíveis e câncer da próstata, estão entre os males que mais ameaçam a saúde do homem.

Em média, homens vivem sete anos menos que as mulheres. Dentre os motivos, está o fato de que procuram menos os serviços de saúde e só descobrem as doenças em estado avançado.

Ao contrário de que muita gente pensa, durante o Novembro Azul não é realizada somente a prevenção do câncer da próstata. O objetivo é maior: incentivar que os homens procurem com maior frequência as Unidades de Saúde da Família para participar dos programas de promoção à saúde e realizar todos os tipos de exames preventivos.

De acordo com a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Eliza Flesch, os pacientes que desejarem realizar a prevenção do câncer da próstata devem procurar primeiramente, uma unidade de saúde da família.  “O médico é quem vai avaliar se existe a necessidade de o paciente realizar os exames”.

Durante todo o mês de novembro e especialmente no sábado, dia 25 de novembro de 2017, todas as unidades de saúde do município de Campos Novos vão atender a população das 8h às 12h.

Neste dia, serão realizadas orientações sobre prevenção em saúde, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite, avaliação do câncer de boca, consulta médica e agendamento de PSA para os homens cadastrados na unidade.  Lembrando que também no dia 25 de novembro, todos que procurarem a unidade de saúde devem levar CPF, Identidade, Cartão do SUS e a Carteirinha da Família.

Sobre o Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de sensibilização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.  No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em forma de alusão à campanha durante este mês, pontos públicos e pontos turísticos em todo o país, são iluminados em azul.

Sobre o Câncer de Próstata 

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Estatísticas indicam que esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens, um em cada seis homens é alvo da doença. Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos e um óbito a cada 40 minutos. É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo. A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue não substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos. Na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1503 de 02 de novembro de 2017.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *