Prefeito de Ibiam Ivanir Zanin avalia 2017 como um ano positivo

Na opinião do executivo, ainda falta “uma melhor comunicação do legislativo”.

Ivanir Zanin (Ivo), Prefeito de Ibiam

O Prefeito de Ibiam, Ivanir Zanin (Ivo), em entrevista à reportagem do Jornal O Celeiro conta que o município fecha o ano de 2017 em boas condições. “Comparado quando pegamos a Prefeitura no início do ano, está muito melhor”, ressalta.

Segundo o prefeito, na educação a prefeitura estipulou um percentual a ser gasto já no início do mandato e se bem administrado esse valor que foi investido, não há por que ter preocupações em relação ao setor. “O transporte escolar que no início a gente pegou sucatas de ônibus escolares, de 5 ônibus, não dava para usar um. Já hoje 100% dos alunos matriculados tanto no ensino fundamental, médio, quanto no superior, tem transporte oferecido pela prefeitura, gratuito”, observa Ivanir.

A saúde do município de Ibiam está entre as prioridades do poder executivo. São 16,3%, cerca de R$ 30 mil da receita arrecadada no município, investidos na saúde. Os responsáveis pelo setor do município participaram recentemente de discussão de algumas alterações na saúde pública e segundo o prefeito, a cada reunião os secretários e funcionários informaram quais foram as conclusões e medidas a serem tomadas a partir daquele momento. “Porém na reunião, o que foi debatido veio de encontro com o que é o projeto da administração para o município. As meninas, que é assim que eu chamo as mulheres que trabalham no setor da saúde, vieram me contar que não podia mais fazer exames, dar remédios e tudo o que o município vinha fazendo em prol da saúde, para quem tinha prescrição médica, utilizando o meio privado para isso. Na hora eu disse aqui não vai acontecer assim não, liguei para o juiz Dr. Fábio e o promotor Dr. João Paulo e marquei uma conversa com eles. Levei os dados de um mês de atendimentos nossos aqui e pedi o que fazer, eles ficaram com os dados lá e analisaram por uns três dias e então me deram a resposta: Não deixe de fazer o que o município pode oferecer ao coletivo, e graças a Deus estamos fazendo todo o possível pelo coletivo”, salientou Ivo.

O prefeito informou também sobre uma reunião com o prefeito Zancanaro e o deputado Antonio Aguiar, autor da lei sobre a transparência na saúde, oportunidade em que foi colocada a situação do município. “Ele disse que acredita que cada município deve fazer o que pode oferecer, a lei não fala nada a respeito que não pode fazer, é para regularizar a fila do SUS, onde tinha muito “fura fila”. Aí o deputado entrou numa questão aqui de Ibiam questionada pela Câmara de Vereadores. Nós tínhamos fila, que hoje em dia está quase zerada, o paciente não pode caminhar, está com um quadro quase de depressão, está há três anos na fila do SUS, resolveu juntar um dinheirinho e ir num especialista, então o médico decide que a cirurgia será em alguns dias, não pode mais esperar e na minha opinião isso não é furar fila, o paciente precisa com urgência, quem somos nós pra questionar a decisão tomada pelo médico? Mas nós estamos fazendo e eu pretendo virar o ano com a fila praticamente zerada”, enfatizou Ivanir Zanin.

Conforme o prefeito, foi entregue à sua gestão uma prefeitura pior que há 20 anos, quando o município foi emancipado, enquanto faziam as reformas da prefeitura atual, os serviços prestados estavam funcionando na escola. “E tudo isso por irresponsabilidade da gestão anterior, não precisa ninguém falar que é disputa política, pois, todos nós sabemos como estava a prefeitura no município antes. E agora tá aí a justiça comprovando o que eu falo, estão todos sendo presos, será que o eleitor é errado? Ou a pessoa que administrava que não soube aproveitar seu momento e fazer as coisas com seriedade? Nós estamos muito felizes hoje, pois o slogan da nossa campanha era Seriedade e Trabalho e isso estamos cumprindo. O que falamos para o eleitor, estamos realizando. Esperamos que o legislativo esteja cumprindo isso também, trazendo sim as críticas da comunidade até nós, isso é bom, é construtivo, faz a cidade melhorar e nós temos conhecimento do que mais podemos fazer. Por que ambos, o legislativo e o executivo temos que cumprir nossas obrigações, a gente recebe por isso, é dinheiro público, precisamos fazer por merecer”.

Na opinião do Poder Executivo, só está faltando uma melhor comunicação com o Poder Legislativo, pois o Executivo nunca agiu com má fé. “Também não é uma crítica, que os vereadores agem de má fé, é apenas a questão da comunicação boa, pois desse jeito estão impedindo a população de receber algo melhor. Se podem oferecer algo a população nós vamos sim oferecer, é obrigação do Executivo isso”, comenta o prefeito.

Sobre 2017, o prefeito afirma que foi um ano positivo. “Nosso ano foi muito bom, muito positivo, não adianta falarmos em crise, pois a crise quem faz somos nós, pois se temos um recurso é necessário saber administrar esse recurso e é o que temos feito. Nossa contratação média, foi de 20 % menor que da administração passada”, esclareceu Ivanir.

Conforme o prefeito, o incentivo para agricultura e indústria que estava sendo oferecido totalmente de graça, da metade do ano em diante passou a ser apenas metade gratuito, pois se continuassem pagando 100% do serviço de máquinas pesadas que inclusive é terceirizado, ao término de 2017 o impacto financeiro seria muito grande. “Então em reunião com a comissão foi decidido dar a metade do serviço e a outra metade o produtor pagar. Ibiam é único município da região que dá esse incentivo, com o tempo talvez, possamos aumentar novamente ele ou diminuí-lo, temos um cuidado muito especial com a receita municipal”, explica.

Projetos para 2018:

“Para 2018 tem um grande desafio, que é pavimentar todas as linhas de acesso, pois em todo perímetro urbano o calçamento hoje já é realidade, todas as ruas têm a cobertura de calçamento. O desafio é pavimentar todas as linhas de acesso rural, pois a cidade é movida pela agricultura e pela pecuária e onde antigamente os produtores entregavam os produtos de caminhão pequeno, hoje chega carretas buscar e o acesso até essas propriedades tem que ser acessível. A meta é até a metade de 2018 iniciar e executar pelo menos 2 km da pavimentação do acesso ao museu do vinho, que é um projeto que está “engavetado” há 12 anos, e antes de assumir o prefeito foi atrás para ver a possibilidade de refazer esse projeto, já foi conversado com o Governador, com o Secretário da Casa Civil que está nos atendendo muito bem nesse quesito, ele mandou fazer algumas adequações. O projeto que é de 7 km, então foi refeito todo, deixado um projeto redondinho. E já está na mão do Secretário, porém aguardam o repasse do valor e a liberação ambiental”.

Projetos realizados em 2017

– Estradas de comunidades trafegabilidade intensa que estavam em más condições de uso, foi feita a abertura, deixando com melhor tráfego e esteticamente mais bonitas.

– Foi realizada abertura, cascalhento e britagem nas estradas, na Linha União, Linha Central, Linha Santo Alécio e Linha Gramadinho, sem deixar excessos, tudo o que saía de entulhos de pedras e terra, foram destinados a um local correto.

– Sobre as pontes dos municípios, o prefeito informou que a administração passada tinha um convênio de R$ 300 mil para investir em pontes e infelizmente não deram continuidade ao projeto e perderam a verba. Na ponte da Linha Gramadinho, que tem toda estrutura boa em ferro, mas a madeira da empresa que ganhou a licitação não é tão boa, o prefeito não deixou concluir, está esperando a madeira de melhor qualidade para entrega da obra.

– Também na Linha Gramadinho a administração atual construiu um poço artesiano comunitário, para beneficiar 30 famílias, compromisso assumido em plano de governo. A princípio o poço deu pouca vazão. Novos testes de vazão serão feitos e se confirmar que essa água em abundância é temporária e o poço tem pouca capacidade, será perfurado até achar o lençol. Há ainda outros dois poços em fase de perfuração em outras comunidades, mas está sendo dada prioridade ao da Linha Gramadinho a fim de solucionar o problema.

– Foi executado o patrolamento de todas as estradas duas vezes em 2017 e onde precisava de cascalho, foi colocado.

– Hoje no Posto de Saúde tem quatro médicos efetivos, um Clínico Geral, um Ginecologista, um Pediatra e um Dentista e tem um consórcio de saúde, que são as especialidades que não são oferecidas a preços acessíveis. Todos os exames são conveniados, reduzindo em mais de 50% o valor.

– Estão sendo retomadas as obras paradas da gestão anterior com prioridade, a prova é que ficaram 9 meses fora do prédio da prefeitura, reformando e arrumando para poderem utilizar o novo espaço.

– Também foram retomadas as obras do centro multiuso, que está pronto conforme o projeto, somente faltando a cancha de bocha e bolão, porém nesses últimos dias, os idosos fizeram uma pesquisa e levaram a conhecimento do prefeito que até então nem sabia da pesquisa, que eles preferem um salão para danças no lugar da cancha.

– A quadra coberta está concluída e através de levantamentos, quando chove faz muito barro, então antes de inaugurar, será feito calçamento ao redor da quadra que terá ligação com a escola, beneficiando os alunos em dias de chuva e barro.

– A academia que conforme o prefeito estava abandonada a 5 anos, teve a obra retomada, com grandes dificuldades. No passeio também foram encontradas dificuldades, pois não foi feita a prestação de contas do município com o governo federal, então a Caixa Econômica Federal que está ajudando até a regularização dessa situação. “Tudo o que estava paralisado, a gente deu continuidade, a gente procura atender as exigências, valorizamos o dinheiro público, pois eu penso que cada um que entra tem responsabilidade e obrigação de concluir o que o outro iniciou” complementa Zanin.

O Prefeito de Ibiam deixou um agradecimento especial a todos que confiam em seu trabalho e destacou que qualquer dúvida, as portas da prefeitura estão abertas para os possíveis esclarecimentos. “Em 2018 a gente quer melhorar. Deixo aqui os votos de Feliz Natal e um Próspero e Abençoado Ano Novo”, concluiu.

*Reportagem Publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1510 de 21 de Dezembro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui