Pedal é saúde

Ortopedista e traumatologista Gustavo Falcão Cristofoli fala dos benefícios da prática do ciclismo, esporte que ganha mais adeptos a cada dia.

Gustavo Falcão Cristofoli

Pedalar faz bem para a saúde e ao planeta! Quem já não ouviu esta frase?

Pois bem, a prática do ciclismo tem ganhado novos adeptos a cada dia. Além de ser um esporte de aventura e sustentável, pedalar proporciona vários outros benefícios à saúde, indica o ortopedista e traumatologista Gustavo Falcão Cristofoli.

“Hoje em dia andar de bicicleta está bastante em alta, tanto como lazer, atividade física e meio de transporte para se deslocar ao trabalho, à escola ou à universidade. Além de ser um transporte que não polui o meio ambiente, ao mesmo tempo você está praticando atividade física. Se o pedal for praticado de forma correta, os benefícios são inúmeros, desde a redução do risco de doenças cardiovasculares e psiquiátricas como ansiedade e depressão. Pedalar acima de 60 minutos tem liberação de endorfina e serotonina, provocando prazer e sensação de bom humor. Junto com isso, diminuição da taxa de diabetes, colesterol e controle de peso”.

Conforme o ortopedista pedalar de 40 a 60 minutos ao dia provoca a queima de 300 calorias/dia. Em uma semana, a queima pode chegar a duas mil calorias, além de fortalecer a mente e tonificar a musculatura e articulações. “Nós ortopedistas temos indicado o ciclismo até mesmo para pacientes que apresentam alguns transtornos articulares. Por ser uma atividade de baixo impacto e completa é benéfica para as articulações, principalmente membros inferiores, quadris e até mesmo o abdômen”, complementou.

Outro benefício citado por Dr. Gustavo é o convício social, além de ser um dos esportes mais democráticos que existe. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde que com avaliação médica prévia e uso dos equipamentos corretos direcionados à pratica segura do ciclismo, como capacete, óculos de proteção e roupas luminosas para o ciclista ser facilmente visualizado. Recomenda-se também a utilização da bicicleta com a postura correta.

E ainda: andar de bicicleta é uma das maneiras mais fáceis de encaixar o exercício em sua rotina diária, por funcionar como meio de transporte.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1520 de 15 de março de 2018.

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