A chegada do novo Coronavírus ao Brasil despertou muitas dúvidas e preocupações. Inclusive sobre a possibilidade de os animais de estimação pegarem o agente causador da Covid-19.
Os tipos de Coronavírus que acometem cachorros e gatos não são transmissíveis aos humanos e também nada têm a ver com o Covid- 19, portanto, não há motivos para alarde.
Nos cães, o Coronavírus pode aparecer de duas formas , uma com manifestação respiratória e outra entérica, mais comum e que causa um quadro de diarreia. Os gatos, por sua vez podem ser portadores do Coronavírus felino e por conta disso desenvolver em alguns casos a Peritonite infecciosa felina (PIF).
Os sintomas mais frequentes causados pelo Coronavírus em cães são: febre, tremores, vômitos, diarreia fétida com muco e perda de apetite. O tratamento do Coronavírus do cão é sintomático, já que não existe nenhum tratamento contra o vírus.
Uma das principais características corona vírus felino é a capacidade de mutação dando lugar a PIF. Que pode apresentar como PIF úmida (produz fluido em peritônio ou pleura) ou PIF seca (produz lesões piogranulomatosas em órgãos, sistema nervoso central e ocular).
Em cães o Coronavírus pode ser prevenido. Por meio de vacinação anual. Até o momento, não existem vacinas par prevenir o FCOV (Coronavírus felino), mas manter os gatos dentro de casa, sem contato com animais desconhecidos, e adquirir pets em abrigos e criadouros negativos para PIF é fundamental para evitar o problema.
Como trata se de um vírus ainda pouco conhecido e que até o momento não afetou animais de estimação, o indicado é que pessoas positivas para Covid- 19 não tenham um contato muito próximo com seus pets. Isso porque, alguns vírus podem sofrer mutações e se adaptar a diferentes espécies com o passar do tempo.
Por: Vanessa Barcarolo, Médica Veterinária, CRMV/SC 5411
Veterinária da Clínica Bicho Mania
*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1621 de 09 de abril de 2020.


