A prefeita de Vargem Milena Lopes e o Prefeito de Abdon Batista foram os representantes da Amplasc que estão em São Paulo, acompanhados do presidente da Fecam e de outros prefeitos para compra da Coronavac
Na tarde de hoje (10), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) assinou protocolo de intenções com o instituto Butantan, em São Paulo formalizando interesse dos municípios de Santa Catarina em adquirir a vacina Coronavac, do laboratório Sinovac, caso ela seja aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A prefeita de Vargem Milena Lopes e o Prefeito de Abdon Batista Lucimar Salmória integraram o grupo de prefeitos que esteve no ato com a equipe técnica da federação, acompanhado do médico especialista em políticas de saúde e consultor da Fecam Jailson Lima. A assinatura foi formalizada entre as instituições, representadas pelo presidente da Fecam e prefeito de Rodeio Paulo Roberto Weiss e o diretor do Instituto Butantan Dimas Tadeu Covas.
A Fecam quer garantir que o Estado de SP faça a previsão de fornecer a vacina a Santa Catarina após a aprovação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que os municípios e os consórcios públicos possam adquirir e iniciar a imunização. A Fecam reforça que o protocolo coloca as prefeituras catarinenses na previsibilidade de, quando a vacina estiver disponível no Brasil, possam comprar as doses do imunizante.
Para o presidente da Fecam, é importante agilizar o acesso a vacina, imunizar as pessoas o quanto antes e a conviver com o vírus com mais segurança. Para isso, destaca que é preciso da parceria e do envolvimento do governo do Estado na manifestação de interesse pela vacina. “Temos uma série de setores que precisam voltar as atividades, ativando a economia, além de um ano letivo em 2021 que é necessário para que as crianças e os estudantes voltem as salas de aula e ao convívio social”, destaca Paulo Weiss.
A Coronavac está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria do Instituto Butantan/SP. A vacina está em sua fase três de desenvolvimento no país, que é a última etapa de estudo antes da obtenção do registro sanitário e a disponibilização para a população.
Em contato por telefone com Milena Lopes prefeita de Vargem a mesma afirmou ao Jornal O Celeiro que “O Instituto Butantan tem credibilidade e que a Fecam que representa 293 municípios catarinenses também acredita na credibilidade e celeridade de todos os processos efetuados pela entidade”. Milena confirmou que tanto a Fecam quanto os prefeitos entendem que a saúde e a ciência é que deverão mostrar o sucesso de uma vacina, a Coronavac é apenas uma delas. “Tanto os prefeitos quanto a Fecam não estarão ligados diretamente a uma ‘marca’, mas sim, na ciência e a comprovação da eficácia perante a órgãos competentes e de credibilidade”.
*FOTOS: FECAM




