[slideshow_deploy id='63323']

Rádio Cultura confirma ampla liderança com 77,5 % dos ouvintes de rádio em Campos Novos

Pesquisa do IPC entrevistou presencialmente 600 ouvintes e aponta que a emissora também é líder na região com 73,2% de audiência.

A Rádio Cultura FM é a emissora líder de audiência em Campos Novos e nos municípios do Planalto Sul Catarinense. A emissora é citada por 77,5% dos ouvintes de Campos Novos na pergunta espontânea “que rádio você ouve mais?”.

A pesquisa foi aplicada presencialmente pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), especializado em mediação de audiência para veículos de comunicação e ouviu 600 ouvintes em Campos Novos, Vargem, Celso Ramos e Abdon Batista.

A Rádio Cultura também detém a melhor audiência por faixa de horário, sendo líder em todos os horários da sua programação, citada pelo público com os melhores programas, melhores locutores e jornalistas e melhor jornalismo. O percentual de audiência por faixa de horário obteve médias superiores a 75%, chegando a 86%.

Na região a liderança de audiência alcançou 73,2%, com índices que chegaram, por exemplo, a um desempenho de 93,6% no município de Vargem, sendo também a mais ouvida com ampla diferença das demais emissoras também em Abdon Batista e Celso Ramos.

Padre Alexandre De Nardi Biolchi (CS) Diretor da Rádio Cultura

Para o diretor da Rádio Cultura, padre Alexandre De Nardi Biolchi (CS), a liderança da emissora, deve-se ao formato eclético e de qualidade dos conteúdos da programação, mas também por ser uma emissora ética e que abraça as comunidades com sua identidade. “Nós temos que agradecer aos nossos ouvintes e anunciantes porque possibilitam à Cultura ser a rádio que é. Esses bons resultados com liderança em todas as faixas de horário, mostram que esse formato de programação faz com que os ouvintes encontrem na emissora, tudo o que buscam ouvir no rádio”, enfatiza. O diretor da emissora ressalta que com metodologia científica, a pesquisa “não vende resultados” como ocorre com “pesquisas fake” que enganam a opinião pública. “A Rádio Cultura contratou uma pesquisa, não comprou resultados”, pondera.

Metodologia

Já o diretor do IPC, economista Renato Casagrande Rampinelli, ressalta que a metodologia utilizada na pesquisa da Rádio Cultura, permite um nível de confiança de 95% nos resultados apresentados. “Nós fizemos a pesquisa com o objetivo de identificar a fatia de mercado da Rádio Cultura e das concorrentes, como também, a audiência da rádio. A amostragem de 600 pessoas nos dá um nível de confiança de 95%”, informa.

As entrevistas com 25 perguntas foram realizadas por meio de contato pessoal, com o público entrevistado em sua residência e em pontos de fluxo de pessoas. A equipe de campo tem treinamento específico em pesquisas de opinião.

A distribuição do público foi proporcional à população por bairros, distritos e municípios. Também foi medido o percentual por faixa etária e de renda, escolaridade, sexo e ocupação, mídia mais utilizada para ouvir a programação e rádio mais seguida em redes sociais pelos ouvintes pesquisados.

A pesquisa também demonstra a audiência por faixas de horário, apontando os melhores programas de rádio, o melhor jornalismo, estilos musicais preferidos, entre outras variáveis. Em Campos Novos, o questionário foi aplicado em todos os bairros e nas sedes dos distritos de Ibicuí, Bela Vista e Encruzilhada.

Resultados

A evolução da audiência da Rádio Cultura dimensionada de segunda sexta-feira apresenta resultados sempre superiores a 75%.

A emissora também foi citada na pesquisa com o melhor jornalismo, com liderança de 73,9% (uma diferença de 64% em relação à segunda colocada). Os noticiários da Cultura, Cultura Notícias e Conexão Cultura são líderes de audiência, com citação de 81% dos ouvintes.

Os programas de rádio de maior audiência e índice de satisfação também são aos da 93,9 FM, com avaliação positiva que varia de 100 a 91%.

O desempenho de audiência é calculado com base no percentual de ouvintes que acompanham rádio em determinada na faixa de horário e entre esses quantos acompanham determinado programa. O horário de maior adesão do público para o veículo rádio foi confirmado como o do período das 8h às 12h.

A adesão de ouvintes da Rádio Cultura distribuída por sexo corresponde à prevalência de mulheres em 54.7%, com o público masculino em 45.3%.O nível de confiança da pesquisa realizada pelo IPC é de 95%, com margem de erro máxima de 4 pontos. A pesquisa foi aplicada entre os dias 24 e 28 de maio e os dados analisados por uma equipe de estatísticos entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 2021.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1689 de 12 de agosto de 2021.

spot_img

Mais lidas na semana

Ventos podem superar 80 km/h em algumas regiões de Santa Catarina

Defesa Civil emite aviso para Extremo-Oeste, Oeste e Serra...

Miopia já atinge uma em cada três crianças e adolescentes no mundo

Estudos apontam crescimento da doença entre jovens, enquanto especialistas...

CONTRATO para COMPRA de IMÓVEL na PLANTA

A aquisição de um imóvel na planta costuma representar...

3ª Copercampos Run celebra esporte, inclusão e cooperação

Evento realizado em Campos Novos integrou as ações do...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
17.2 ° C
17.2 °
17.2 °
77 %
2.9kmh
8 %
dom
24 °
seg
24 °
ter
24 °
qua
17 °
qui
14 °

Categorias Populares