Vacinação em SC: maiores de 40 anos já podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), recomenda a partir desta segunda-feira, 20, a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para maiores de 40 anos. Os municípios catarinenses foram orientados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) que se tiverem doses disponíveis em estoque podem iniciar a aplicação neste público.

É importante que a população verifique junto à Secretaria Municipal de Saúde a estratégia de vacinação adotada.

A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. As vacinas utilizadas podem ser Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

Gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais, que receberam anteriormente as vacinas Coronovac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço preferencialmente com a vacina Pfizer, se não estiver disponível, poderá ser utilizada a Coronavac.

Janssen

Ainda nessa segunda-feira, 20, o Ministério da Saúde também atualizou os esquemas vacinais de quem recebeu a dose da vacina da Janssen.

Todas as pessoas que receberam como esquema primário Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos, estão orientados a receber um segundo reforço e, todos os indivíduos de 40 anos e mais estão orientados a receber um terceiro reforço.

O intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço será de quatro meses a partir do primeiro reforço e também de quatro meses a partir do segundo reforço.

As vacinas a serem utilizadas para as doses de reforços podem ser da Astrazeneca, Janssen ou Pfizer.

VACINAÇÃO EM CAMPOS NOVOS

Em Campos Novos a Secretaria de Saúde informou que já está disponível a vacinação da QUARTA DOSE, ou DOSE DOIS DE REFORÇO para pessoas de 40 anos +, Imunossupressor e Profissionais de Saúde, todos estes, devem procurar as Salas de Vacina.

É necessário estar dentro do intervalo de 04 meses da aplicação da Terceira Dose (Completos) e também apresentar a Carteira de Vacina comprovando a Terceira Dose e CPF.

Os horários das Salas de Vacina são: Nossa Senhora de Lourdes e Bairro Aparecida: Das 7h30 da manhã às 16h30 sem fechar ao meio dia, a UBSC (PAM) atende Das 7h30 da manhã às 18h30 sem fechar ao meio dia.

*INFO: GOV-SC
spot_img

Mais lidas na semana

Campos Novos firma dois convênios com a Polícia Militar para reforçar ações de segurança pública

A Administração Municipal de Campos Novos, em parceria com...

Política Nacional de Residências em Saúde é aprovada

PNRS aprovada pela CIT fortalece SUS com residências qualificadas...

OAB/SC oficia MPSC para reforçar ofensiva contra o golpe do falso advogado

A OAB/SC oficiou o MPSC para que somem forças...

Deputada Daniela protocola urgência para levar PL do leite reconstituído direto ao plenário

A medida acelera a votação que vai proteger o...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens quebradas
15.3 ° C
15.3 °
15.3 °
87 %
1.9kmh
70 %
sáb
30 °
dom
32 °
seg
31 °
ter
21 °
qua
20 °

Categorias Populares