Como proteger seu pet no verão !!

As pulgas e carrapatos proliferam-se no verão com maior facilidade pelos ambientes , devido a umidade e altas temperaturas.

Os cães e gatos ao frequentar esses ambientes acabam se infestando com esses ectoparasitas, o que pode causar além do desconforto da coceira , alergias e até causar doenças graves como a erliquiose , que é transmitida pelo carrapato.

Em gatos, a principal doença transmitida pela pulga é a micoplasmose, que pode levar a um quadro de anemia grave. Os principais sinais clínicos são apatia, anorexia, fraqueza e febre, após uma infestação de pulgas. O tutor também pode observar a mucosa mais pálida ou muitas vezes até ectericia (pele amarelada).

Nos cães, as pulgas também podem transmitir micoplasma. Além desta doença , as pulgas causam a dermatite alérgica a picada de pulga (DAPP) , cujo principal sinal clínico é a coceira intensa que pode levar a lesões de pele( crostas, feridas e falhas de pelo) na região lombar , no pescoço , virilha, cauda e axilas.

Os carrapatos também transmitem doenças graves como erlichiose, anaplasma e babesiose.

A Babesia é transmitida pelo carrapato castanho (Rhipicefalus sanguineus) , o protozoário (Babesia canis) parasita os glóbulos vermelhos e os destrói causando anemia. O cão pode apresentar , apatia, febre, anorexia , mucosas pálidas, perda de peso e fraqueza.

A erliquiose e anaplasmose são causadas por bactérias (Erhlichia canis e Anaplasma platys, respectivamente) que atingem as células vermelhas do sangue. Também são transmitidas pelo carrapato castanho/ marrom. Os sinais clínicos são semelhantes ao da Babesia, apatia, febre, anorexia, fraqueza , e perda de peso, porém também são observados distúrbios de coagulação (sangramento nasal, sangramento em ponta de orelha , presença de sangue na urina), além de de vômitos e palidez de mucosas.

Em alguns estados do sul como Paraná ( região norte) , e estados do sudeste , o carrapato estrela transmite a Febre Maculosa Brasileira , doença grave, transmitida para os seres humanos. No sul o carrapato também pode transmitir doenças para humanos, porém produzindo quadros menos graves, pois se trata de outra espécie do gênero Rickettsia.

A melhor forma de prevenção contra essas doenças, é o uso de anti pulgas e carrapaticidas. Estes são encontrados em diversas apresentações ; na forma de comprimidos, pipetas (puor on), coleiras, talcos e produtos de pulverização de ambientes.

Para previnir infestações converse com o médico veterinário da sua confiança, ele irá orientar qual produto é mais indicado para prevenir as pulgas e carrapatos. O uso incorreto dos antipulgas e carrapaticidas podem levar a quadros de intoxicação , queimaduras e até mesmo óbito.

Por: Vanessa Barcarolo
VET HOME CARE: Clinica Veterinária e Atendimento Domiciliar
Av. Sagrado Coração de Maria,N°315
CONTATO: (49) 99938.1246 – 9805.6649 – 98433.1541

*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1806 de 23 de Novembro de 2023.

spot_img

Mais lidas na semana

Concurso Bombeiros SC: inscrições abertas com salários até R$ 21 mil

Concurso CBMSC abre 110 vagas (10 oficiais, 100 soldados)...

Santa Catarina terá semana de calor intenso com risco de temporais

Apesar da ocorrência de temporais típicos de verão nos...

Prefeito de Abdon Batista Lucimar Salmória é empossado Presidente da Amplasc

Em Assembleia Ordinária realizada na noite desta quinta-feira (29),...

Copercampos inicia testes com drone agrícola no Campo Demonstrativo

A Copercampos recebeu, no dia 27 de janeiro, um...

Ferrovias de Santa Catarina transportaram mais de 6 milhões de toneladas de cargas em 2025

O volume de cargas transportadas nas ferrovias situadas em...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
17.6 ° C
17.6 °
17.6 °
90 %
1.9kmh
95 %
ter
29 °
qua
32 °
qui
33 °
sex
34 °
sáb
22 °

Categorias Populares