EFUSÕES PLEURAIS EM GATOS

A efusão pleural em gatos é uma causa frequente de atendimento de emergência em clínicas veterinárias. A efusão pleural é um acumulo de liquido no tórax, que leva a redução do espaço disponível a expansão pulmonar, acarretando dificuldade respiratória, por vezes tão severa com risco de morte.

No espaço pleural, (espaço entre pulmão e o tórax) é normal ter uma pequena quantidade de liquido que tem a função de lubrificar os pulmões durante os movimentos respiratórios. A efusão ocorre quando ocorre aumento de produção e/ou redução na reabsorção do liquido.

As efusões são classificadas conforme a quatidade de células e proteínas presentes no liquido, divididas em transudato e exsudado. Por isso é importante fazer a análise do liquido para determinar a causa da efusão.

A maior parte das efusões pleurais são causadas por insuficiência cardíaca congestiva (ICC), neoplasias peritonite infecciosa felina (PIF), além de piotórax. Em menor incidência ocorre o quilotórax e hemotórax.

O paciente com efusão, apresenta dispneia (falta de ar), aumento da frequência respiratória, podendo apresentar cianose das mucosas (mucosas cor roxa) e respiração com a boca aberta. O padrão respiratório é restritivo (rápido e superficial) e, com aumento do esforço inspiratório e uma respiração abdominal. Na auscultação é os ruídos cardíacos estão abafados e os respiratórios reduzidos ou ausentes. Alguns animais podem apresentar febre, prostração e emagrecimento progressivo, depemdendo do tempo de evolução.

O diagnóstico de efusão pleural, que é apenas uma alteração física de uma patologia preexistente baseia -se na histórico, anamnese, exame físico, exames laboratoriais e de imagem (radiografia), os quais auxiliam na investigação da causa da doença.

Gatos com estilo de vida livre, e com contato com outros gatos tem mais chances de desenvolver PIF, Felv (vírus da leucemia felina) ou FIV (vírus da imunodeficiência felina). Gatos com acesso a rua também estão mais suscetíveis a traumas e feridas perfurantes, podendo formar hemotórax e piotórax. Gatos idosos tem maior chance de ter neoplasias.

Felinos com efusão pleural severa precisam de tratamento de emergência. No primeiro momento deve ser feito a estabilização com uso de máscara de oxigênio, câmara de oxigenação ou cateter nasal. Após deve -se realizar a toracocentese, procedimento em que o veterinário punciona o espaço pleural, com auxílio de scalp, torneria de 3 vias, e seringa, possibilitando assim a retirada do liquido e a coleta para análise do mesmo.

O tratamento para cada tipo de efusão pleural dependera da causa da efusão, podendo ser cirúrgico ou com uso de medicamentos (antibióticos, diuréticos..)

Por: Vanessa Barcarolo
VET HOME CARE: Clinica Veterinária e Atendimento Domiciliar
Av. Sagrado Coração de Maria,N°315
CONTATO: (49) 99938.1246
9805.6649 – 98433.1541

*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1816 de 15 de fevereiro de 2024.

spot_img

Mais lidas na semana

Concurso Bombeiros SC: inscrições abertas com salários até R$ 21 mil

Concurso CBMSC abre 110 vagas (10 oficiais, 100 soldados)...

Santa Catarina terá semana de calor intenso com risco de temporais

Apesar da ocorrência de temporais típicos de verão nos...

Prefeito de Abdon Batista Lucimar Salmória é empossado Presidente da Amplasc

Em Assembleia Ordinária realizada na noite desta quinta-feira (29),...

Copercampos inicia testes com drone agrícola no Campo Demonstrativo

A Copercampos recebeu, no dia 27 de janeiro, um...

Ferrovias de Santa Catarina transportaram mais de 6 milhões de toneladas de cargas em 2025

O volume de cargas transportadas nas ferrovias situadas em...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
25.8 ° C
25.8 °
25.8 °
40 %
1.5kmh
3 %
seg
26 °
ter
29 °
qua
32 °
qui
34 °
sex
34 °

Categorias Populares