Na manhã da quinta-feira (19), o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei KockExterckoter, esteve em Campos Novos para uma reunião com a comissão responsável pela instalação do Instituto no município.
De acordo com o reitor, a definição do local de instalação do IFC deve ocorrer em breve.
“Gostaria de tranquilizar a todos sobre o andamento do processo. Embora ainda não tenhamos um prazo definido para a licitação deste ano devido a um pequeno impasse na escolha da área, a Prefeitura e a Comissão estão trabalhando rapidamente. Temos três opções de locais, e no próximo mês tomaremos uma decisão em conjunto com a comunidade”, afirmou.
Rudinei também ressaltou que “estamos seguindo os critérios do MEC. Este ano, o MEC esperava licitar apenas 16 obras, e já estamos avançando com uma para o IFC. Campos Novos está programado para o primeiro semestre do ano que vem, tudo dentro do planejado.”
Ainda segundo o reitor, a intenção é definir a área em outubro, priorizando uma localização próxima à Embrapa e Epagri. Se não houver solução para essa área, outras opções serão consideradas. A decisão será tomada com a participação da comunidade, e após os trâmites legais, a licitação será lançada no início do próximo ano.
“Estamos comprometidos em oferecer ensino em Campos Novos já no próximo ano, seguindo um planejamento natural e organizado. A decisão final não será unilateral do IFC, mas sim um consenso que envolve a comissão criada para ouvir a comunidade e garantir que a escolha seja a mais acertada. A instalação da nova instituição terá um impacto significativo no desenvolvimento da cidade, tornando essencial a participação ativa da comunidade nesse processo” destacou, Rudinei.


