[slideshow_deploy id='63323']

Defesa das emendas parlamentares, do Congresso independente e da não interferência entre Poderes: os recados de Motta e Alcolumbre

Os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta(Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente, assumiram o comando das Casas Legislativas neste sábado (1º) e deram sinais claros sobre as pautas que irão nortear suas gestões até 2027.

Em seus discursos de posse, ambos enfatizaram a defesa da independência do Legislativo, a importância da harmonia entre os Poderes e a imposição do pagamento das emendas parlamentares, que são recursos do Orçamento da União destinados a deputados e senadores para ações nos estados e municípios.

Motta e Alcolumbre são de partidos do Centrão e ganharam com ampla margem de votos, em um sinal de que as duas casas do Congresso serão comandadas por políticos que não se alinham necessariamente nem com governo nem com oposição.

Congresso forte e independente

O tom de independência marcou os discursos de Alcolumbre e Motta. O novo presidente do Senado destacou que a Casa precisa agir com coragem, ainda que isso signifique enfrentar pressões externas.

“O Brasil clama por pacificação, por um ambiente de respeito e cordialidade, onde as diferenças sejam vistas como oportunidades de crescimento”, disse Alcolumbre. “Pensar e agir no sentido de facilitar a vida do cidadão, dando mais oportunidades, mais liberdades, mais sonhos. Por vezes, isso nos exigirá um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado. Nem sempre agradaremos a todos”, completou.

Motta, por sua vez, fez um discurso ainda mais incisivo em defesa do parlamento como pilar da democracia. Ele citou o ex-deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte de 1988, e reforçou a necessidade de fortalecer o Congresso.

“Não existe ditadura com parlamento forte. O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos. Por isso, temos de lutar pela democracia”, afirmou, destacando ainda a necessidade de uma imprensa livre e independente.

spot_img

Mais lidas na semana

VAGAS DE EMPREGO – CAMPOS NOVOS

Vagas BRF (Campos Novos) Vagas para Operador de...

Presidente da OAB/SC estará em Campos Novos para debater reforma do STF e ampliação do Judiciário em SC

Dando continuidade à política de interiorização da OAB/SC, o...

Inmet emite aviso de perigo para acumulado de chuva e ventos de até 100 km/h em SC

Dois avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)...

João Rodrigues oficializa candidatura à Governador de SC no sábado

O PSD oficializa no próximo sábado (1º), em convenção...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens dispersas
24.3 ° C
24.3 °
24.3 °
58 %
3kmh
28 %
ter
24 °
qua
21 °
qui
23 °
sex
24 °
sáb
26 °

Categorias Populares