A agroindústria da Cooperativa dos Assentados da Região do Contestado (Coopercotestado) realizou a colheita de milho no Assentamento 30 de Outubro, em Campos Novos.
A área colhida abrange 32 hectares e pertence a três produtores associados à cooperativa.
A produtividade média foi de aproximadamente 200 sacas por hectare, com cultivo de milho convencional, não transgênico.
“Nos últimos anos, testamos várias variedades de milho no sentido de encontrar uma variedade que teve produtividade e, ao mesmo tempo, rendesse na fabricação do fubá Terra Viva. No ano passado, conseguimos encontrar a semente, J Men, uma semente convencional que tem produtividade na lavoura e também rende mais na hora da produção do fubá.” relata Dilso Barcelos, membro da diretoria da Coopercontestado.
Os produtores dos assentamentos de Campos Novos e Fraiburgo plantam cerca de 90 hectares da semente J Men, onde a Coopercontestado financia para os associados a semente e o fertilizante.
“A semente é convencional. A diferença é que o milho convencional tem um sabor mais adocicado à farinha que é destinada a alimentação escolar no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também comercializa no mercado institucional”, pontua.
De acordo com Dilso Barcelos, parte da produção será armazenada nos silos da cooperativa localizados no Assentamento 30 de Outubro, que possuem capacidade para até 300 toneladas.
“Hoje, a nossa capacidade é apenas de trezentas toneladas de milho. Vamos conseguir um pouco mais, porque já terceirizamos a produção de cinquenta toneladas de fubá, o que envolve cerca de noventa toneladas de milho, com o Moinho do Vale, do município de Luzerna. Esse milho já está sendo seco aqui e levado para lá. Então, vamos conseguir estocar na faixa de 400 toneladas, e o excedente será remetido para a Coopercampos, aqui em Campos Novos.”
Estrutura
A Coopercontestado busca recursos para ampliar a estocagem para 600 toneladas e para implantação de uma indústria moderna para a produção de derivados do milho.


