Cooperativismo: a força da união que transforma comunidades

No Dia Internacional do Cooperativismo, celebramos um modelo que promove desenvolvimento sustentável, inclusão e prosperidade coletiva.

Quando pessoas se unem em torno de um propósito comum, grandes transformações acontecem. O cooperativismo é a prova viva de que a força coletiva pode gerar oportunidades, fortalecer economias locais e criar redes de apoio que beneficiam a todos. Neste Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 5 de julho, reforçamos a importância de fortalecer esse modelo que une propósito e prosperidade, conectando indivíduos em torno de valores como solidariedade, democracia e responsabilidade compartilhada.

Cooperativismo de crédito é uma verdadeira força transformadora, e o Sicredi faz parte da transformação há mais de 120. Com presença nacional e o propósito de “Construir uma Sociedade mais Próspera”, atua para fortalecer regiões, gerar impacto positivo nas comunidades e, com isso, transformar vidas e realizar sonhos.

Além disso, recentemente mais um estudo da série “Impactos do Cooperativismo de Crédito no Brasil” foi divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), mostrando a força significativa para o desenvolvimento econômico e social das regiões. A pesquisa mostrou que regiões com presença de Cooperativas de Crédito apresentam maior índice de geração de empregos, aumento do PIB per capita, aumento da arrecadação tributária, estímulo ao empreendedorismo e muito mais. Confira o estudo completo em https://cooperativismodecredito.coop.br/2024/11/impactos-do-cooperativismo-de-credito-no-brasil/.

2025: o Ano Internacional das Cooperativas

Anunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional das Cooperativas colocou o cooperativismo de crédito no centro das atenções globais. Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, destaca o impacto significativo que essas organizações promovem, contribuindo diretamente para enfrentar desafios globais.

Além da atuação em diversos setores, outro motivo importante para que a ONU tenha feito essa escolha é o alinhamento das instituições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são 17 metas globais voltadas para a construção de um futuro mais justo para todos e as cooperativas têm um papel importante nesse processo. Por isso, o objetivo deste ano é dar ainda mais visibilidade a esse movimento tão importante.

spot_img

Mais lidas na semana

AMA divilga Resultados do Edital de Seleção nº002/2025

A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas –...

Incra realiza atendimento na Invernada dos Negros de 17 a 24 de setembro

Nesta semana, tem agenda do Incra no território quilombola...

Negociação de contratos imobiliários: estratégias para empresas

A negociação de contratos imobiliários é um aspecto crucial...

Reunião debate pendências no Cadastro Ambiental Rural na região de Campos Novos

Ocorre no auditório da Secretaria de Educação de Campos...

Lei Maria da Penha completa 19 anos

Polícia Militar de Campos Novos reforça importância da denúncia...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
14.4 ° C
14.4 °
14.4 °
96 %
1.5kmh
6 %
qua
24 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
21 °
dom
17 °

Categorias Populares